Alô IBAMA: extração de areia no Rio Munim continua no município de Presidente Juscelino-MA

Blog do Neto Cruz

 

Os moradores do município de Presidente Juscelino-MA estão pedindo que o IBAMA ou Secretaria de Meio Ambiente do Estado ajude a salvar o Rio Munim.

Já faz bastante tempo que a extração de areia ocorre ali de forma desordenada. Não existe uma transparência por parte do Executivo em mostrar se essa extração acontece de forma legal ou ilegal. O que se vê são caminhões com toneladas de areia o dia todo, todo dia vindo dos povoados que ficam às margens do rio.

Segundo uma fonte, o prefeito eleito Afonso Celso(PMN) fez uma troca. Já que a extração vem acontecendo desde a gestão do ex-prefeito Dácio Rocha e os caminhões super pesados acabaram com as pontes, as empresas poderão continuar extraindo areia. Porém, para isso, elas terão que construir as pontes que foram acabadas com o vai e vem dos caminhões.

Até mudar curso de partes dos rios essas empresas já fizeram, alterando assim todo o ciclo ecológico. Não se sabe até quando o rio Munim vai suportar esse crime ambiental.

Devido as pontes estarem todas mal acabadas, o povo colocou umas tábuas para motos e pedestres passarem e estavam cobrando pedágio.

Sem contar que nos rios, há muitos anos, tem várias dragas espalhadas pelo rio de cima a baixo extraindo cascalho, areia, pedras, enfim,tudo o que puder sem fiscalização.

IBAMA, acorda!

Secretaria de Meio Ambiente do Estado, acorda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Resposta para Alô IBAMA: extração de areia no Rio Munim continua no município de Presidente Juscelino-MA

  1. nilton césar disse:

    e uma grande tristeza ver nosso rio munum se acabando ,epresiso que as autoridades competente tomen providencia, vamos ver.