Aparecida Furtado toma posse para seu 4º mandato na prefeitura de Paraibano-MA

Por Hilton Franco

A prefeita eleita Maria Aparecida Queiroz Furtado (PV), foi empossada na última  terça-feira (1º), na Câmara Municipal, para seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Paraibano. Além dela, foram empossados a vice-prefeita Rejany Gomes (DEM) e os 11 vereadores de Paraibano.

Rejany Gomes e Aparecida Furtado na cerimônia de entrega da faixa de prefeita. Foto:Hilton Franco

A candidata do PV foi eleita  na eleição do dia 7 de outubro de 2012 com 6.550 votos, o que corresponde a 65,57% dos votos válidos, derrotando o candidato Sebastião Pitó (PTB), que concorria a reeleição e obteve 2.928 votos (29,31%).

A posse da prefeita e vice foi conduzida pela vereadora Ana Célia (PR), eleita presidente da Câmara minutos antes. Primeiro foi empossada a vice-prefeita Rejany Gomes e depois Aparecida que foi muito aplaudida pela multidão que lotou a Câmara.

Em seu primeiro discurso como prefeita, Aparecida disse que  a cidade encontra-se em estado deplorável e agonizante precisando de cuidados imediatos .

Após a posse dos parlamentares, da vice e da prefeita, os pastores da igreja Assembléia de Deus, Eliedison, Raimundo Vanderley e o padre Raimundo Alves,  fizeram um culto ecumênico abençoando os políticos eleitos e a população.

Encerrada a sessão solene na Câmara, a prefeita seguiu a pé acompanhada por familiares, amigos e correligionários, pela Avenida 1º de Maio e rua 7 de Setembro, até o  Palácio Municipal João Furtado Brito, sede da prefeitura, onde recebeu a faixa de prefeita das mãos  do ex-vice-prefeito Clodomir Campos, “Maneta”, pois o ex-prefeito Pitó, de forma deselegante  não compareceu a cerimônia e não foi visto na cidade.

Em um breve pronunciamento, Aparecida divulgou a lista dos secretários e  disse que naquele momento não haveria festa, pois o cenário da cidade é de tristeza e que a mesma precisa urgentemente ser limpa.

Logo em seguida o povo foi convidado a entrar no prédio da prefeitura, onde foi constatado o descaso com coisa pública – paredes sujas, computadores e impressoras quebrados, ar-condicionado danificado, entre outros agravantes. “Até a foto da governadora está no chão”, disse um dos curiosos.

Perfil da prefeita

Maria Aparedida Queiroz Furtado nasceu 30 de outubro de 1955 em São João dos Patos-MA. Possui o ensino médio completo, é casada e tem três filhos, sendo duas mulheres. Foi eleita prefeita  pela primeira em 1992.

Foi eleita deputada estadual pelo PL em 1998 com 12.948 votos.

Em 2000, já no PFL (hoje DEM), foi eleita prefeita pela segunda vez,  derrotando Dr Zequinha (Pé Polar).Foi reeleita em 2004 com uma vitória sobre Zé do Geraldo, hoje seu aliado.

Em 2012, chega pela quarta vez ao cargo de prefeita derrotando Sebastião Pitó, seu antigo aliado e hoje  desafeto.

Raio X de Paraibano

Renda média per capita: R$ 304,17

Quantos vivem na miséria: 5.008 habitantes

Proporção de domicílios na miséria: 22%

Desigualdade econômica: 35%

População em 2010: 20.103 habitantes

Eleitores: 15.189

Câmara Municipal: 11 vereadores