Apenas 6% das escolas no Maranhão tem biblioteca

Uma pesquisa divulgada  nesta quarta-feira (23) pelo Jornal Estado de São Paulo mostra que no Maranhão apenas 6% de todas as escolas tem uma biblioteca.

De acordo com a Lei nº 12.244, editada pelo Governo Federal , todas as instiuições de ensino do país devem ter um acervo bibliotecário. Para se chegar a esse número, as redes públicas e privadas do país precisam construir cerca de 130 mil bibliotecas até 2020. No país todo, o percentual de escolas que não tem uma biblioteca é de 72,5%.

Segundo o levantamento, realizado pelo movimento Todos Pela Educação. com base no Censo Escolar 2011, para equipar 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria viável a construção de 34 unidade por dia.

Segundo a pesquisa, iniciada em 2008, de todas as escolas que foram construídas nos três anos seguintes (cerca de 7.284 novas unidades) apenas 19,4% têm biblioteca.

As regiões mais carentes são das Regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente têm infraestrutura escolar precária, com escolas que chegam a funcionar em construções sem energia elétrica e saneamento básico.

Mais o destaque mesmo do ranking  é o aparecimento do Estado de São Paulo com um dos piores resultados, com 85% das unidades de sua rede pública (escolas estaduais e municipais) sem biblioteca. São 15.084 unidades sem o equipamento.

(Rodrigo Arleyson, com informações do Estado de São Paulo)