Audiência do empate entre EUA e Portugal na Copa ultrapassa NBA e beisebol

O Globo

NOVA YORK – A Copa do Mundo está entrando em campo de elite como esporte na televisão americana. Os índices de audiência do jogo de domingo entre os Estados Unidos e Portugal foram os maiores para qualquer jogo de futebol e alcançaram mais espectadores que eventos como as finais da NBA ou da World Series (de beisebol).

O jogo de domingo, que terminou em empate de 2 a 2 depois que Portugal marcou um gol no fim do jogo, atraiu 18,2 milhões de espectadores na ESPN. O recorde anterior, para a final da Copa do Mundo Feminina de 1999, vencida pelos Estados, teve 17,9 milhões. Este jogo, porém, foi exibido em TV aberta (pela rede ABC) em vez de TV a cabo.

Ainda que não se aproxime dos totais dos playoffs da NFL, ou mesmo dos jogos da temporada regular, a audiência americana para a partida de Estados Unidos e Portugal ofuscou com facilidade os playoffs da NBA este ano, que tiveram 15,5 milhões de espectadores, e também da World Series de 2013, que teve 14,9 milhões.

A ESPN informou nesta segunda-feira que o jogo foi o evento mais assistido fora da NFL ou do futebol universitário. No pico de audiência, o jogo foi assistido por 23 milhões de pessoas.

Como ocorre em todos os grandes eventos esportivos, os números não refletem precisamente os espectadores que assistiram o jogo em grupos – em bares e outros lugares.

O resultado reflete o crescimento geral do interesse nos EUA pelos jogos da Copa do Mundo. Na ESPN, ESPN 2 e ABC (canais da Walt Disney Company), o público do mundial no Brasil cresceu cerca de 50% em relação à edição realizada na África do Sul há quatro anos: 4,3 milhões de espectadores por partida, em média, contra 2,8 milhões em 2010.

A menos que os Estados Unidos avancem para a fase eliminatória, o jogo de domingo pode ser o ponto alto dos índices de audiência da Copa do Mundo no país, já que foi disputado durante as horas típicas dos eventos esportivos (tarde de domingo). Já o próximo jogo dos EUA, contra a Alemanha, será na quinta-feira, às 13h.

O Twitter também informou nesta segunda-feira que o mais de 8 milhões de mensagens foram postadas durante o jogo. E o Facebook registrou cerca de 10 milhões de participantes que fizeram 20 milhões de mensagens sobre a partida.