Brasileirão 2010 – Séries B, C e D.

Hilton Franco

Chegou ao fim a disputa do Campeonato Brasileiro das Séries B, C e D.

Subiram da Série D para a Série C

Os semifinalistas América-AM, Madureira-RJ, Araguaína- TO e Guarany de Sobral- CE garantiram o acesso à Série C de 2011.

A final foi disputada entre o América de Manaus e o Guarany de Sobral, com o segundo assegurando o título após empate por 1 a 1 em Santarém, no Pará (local onde o América mandou o primeiro jogo), e goleada por 4 a 1 no interior cearense

Subiram da Série C para a Série B

O título ficou com ABC -RN após vencer o Ituiutaba-MG nas finais pelo placar agregado de 1 a 0 (vitória simples em Minas Gerais e empate por 0 a 0 em casa).

Além dos finalistas, Criciúma- SC e Salgueiro- PE, eliminados nas semifinais, garantiram o acesso à Série B de 2011

Subiram  da Série B para a Série A

Campeão da primeira divisão em 1985 e onze meses após ser rebaixado, o Coritiba foi o primeiro clube a garantir o acesso à Série A 2011 após a vitória sobre o Duque de Caxias por 3 a 2 em 9 de novembro.

Também campeão brasileiro em 1988, o Bahia garantiu o acesso na rodada seguinte ao vencer a Portuguesa por 3 a 0, encerrando a ausência de sete anos do clube da Série A. O resultado beneficiou ainda o Figueirense, que garantiu seu retorno a elite com duas rodadas de antecendência.

O último clube promovido foi o América Mineiro ao empatar sem gols com a Ponte Preta na última rodada, retornando a primeira divisão após nove anos.

Rebaixados da Série C para a Série D

Foram rebaixados à Série D o São Raimundo, de Santrém-PA, o Alecrim -RN e os tradicionais Juventude- RS e Gama- DF

Rebaixados da Série B para a Série C

O rebaixamento começou a ser definido na penúltima rodada, dia 19 de novembro,quando o Santo André tornou-se a primeira equipe a perder a categoria mesmo vencendo o promovido Bahia fora de casa.

Na mesma data o Ipatinga perdeu para a Portuguesa por 2 a 1 e também não conseguiu evitar a queda.

América de Natal e Brasiliense enfrentaram-se na última rodada em Natal, com vitória dos visitantes por 2 a 1, mas o resultados foi insuficiente e as duas equipes completaram o rebaixamento à Série C em 2011.

Rebaixados da Série A para a Série B

Grêmio Prudente-SP , Goiás e Guarany-SP já estão certos no Brasileiro da Série B de 2011. Vitória-BA(41 pontos) e  Atlético-GO(41 pontos), se enfrentam na última rodada em Salvador. O Atlético-GO joga pelo empate para se livrar da Série B.