23 de setembro,equinócio de Primavera.

Hilton Franco

Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira. Che Guevara

Começou hoje,dia 23 de setembro,às 00h09min a estação da primavera no hemisfério austral.

Pau d'arco (Tabebuia avellanedae) florido na MA 202 - Estrada da Maioba

A estação das flores ocorre após o inverno e antes do verão.No hemisfério austral(sul),onde localiza-se o Brasil, a primavera dura 89 dias, estendendo-se do dia 23 de setembro até o dia  21 de dezembro.

O início astronômico da primavera,no hemisfério sul  marca o equinócio de setembro,época do ano em que a Terra é igualmente iluminada pelos raios solares que incidem perpendicularmente sobre o círculo máximo – o Equador.
Na primavera,  ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica esplendorosa, presenteando o ser humano com flores  coloridas e aromáticas.

Estações do Ano

A explicação para a existência das quatros estações do ano está associada ao eixo de inclinação da Terra em 27º27′ e ao movimento de translação  que dura 365 dias 5 horas e 48 min.

No dia 23 de setembro é equinócio de primavera no hemisfério sul e equinócio de outono do hemisfério norte.

No dia 21 de março é equinócio de outono no hemisfério sul e equinócio de primavera do hemisfério norte.

Durante os equinócios, os dias e as noites possuem a mesma  duração. Nessa data os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador.

No dia 21 de dezembro é solstício de verão no hemisfério sul e solstício de inverno no hemisfério norte. No hemisfério sul os dias são longos e as noites são curtas e no hemisfério norte, as noites são longas e os dias são curtos.

No dia 21 de junho é solstício de verão no hemisfério norte e solstício de inverno no hemisfério sul. No hemisfério sul os dias são curtos e as noites são longas e no hemisfério norte, os dias são longos e as noites são curtas.

Durante os solstícios os raios solares incidem perpendicularmente sobre um dos Trópicos,ocorrendo uma desigual luminosidade na Terra.

Na época dos solstícios, na região glacial,ocorre o fenômeno “sol da meia-noite”,com o dia durando 24h.

Portanto, caso a Terra não fosse inclinada seria uma tragédia para as top models,pois não haveria mais as coleções primaver/verão e outono/inverno.

Foto/gráfico: Hilton Franco