Declaração polêmica do senador João Alberto cai em prova de escola ribamarense

Hilton Franco

João Alberto disse que é cultura dos maranhenses morar em casas de taipa.

Um professor de uma escola do município de São José de Ribamar, explorou na prova de Geografia a polêmica declaração do senador João Alberto, sobre a moradia dos marannheses. O site teve acesso à avaliação e publica com exclusividade a pergunta efetuada pelo professor e a resposta dada pelo aluno.

Veja:

O direito à moradia adequada se tornou um direito universal, aceito e aplicável em todas as partes do mundo como um dos direitos fundamentais para a vida das pessoas, no ano de 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Após este marco, vários tratados internacionais expressaram que os Estados tem a obrigação de promover e proteger este direto. Hoje, já são mais de 12 textos diferentes da OUNU, que reconhecem explicitamente o direito à moradia. Apesar disso, a implementação deste direito é ainda um grande desafio.

Certa vez, perguntado sobre a situação de abissal pobreza do povo maranhense, em especial, das condições de moradias precárias do Estado, o senador João Alberto afirmou à revista Carta Capital que morar em casa de taipa é cultura no Maranhão, embasando sua afirmação no pressuposto de “adequação cultural”, ou seja, a construção deve ser feita com materiais, estruturas e disposição especial que viabilizem a expressão da identidade cultural e a diversidade dos vários indivíduos e grupos que habitam.

Faça um comentário sobre o pronunciamento do Senador maranhense e a Declaração Universal dos Direitos Humanos que garantem universalmente o direito à moradia digna a todos os cidadãos.

Resposta do aluno

Como na Declaração Universal dos Direitos Humanos está dizendo que a moradia tem que ser adequada, para a sobrevivência e proteção, o senador João Alberto está totalmente equivocado com sua opinião.

Se é típico do maranhense morar em uma casa de taipa, porque ele não mora em uma?

Casa de taipa, em Olinda Nova-MA.Foto:Hilton Franco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Respostas para Declaração polêmica do senador João Alberto cai em prova de escola ribamarense

  1. simei disse:

    safado

  2. Fábio disse:

    CONCORDO COM O ALUNO…………………………………

  3. e a prova dos politicos que o nosso MARANHAO NAO MERECE .ATE QUANDO VAMOS AGUENTAR VIVER NO CABRESTO? vamos votar certo que o Maranhao sai da ultima posiçao no atraso.