Deputado diz que ” o grande problema do Maranhão” foram os índios, os negros e os retirantes da seca

Blog do Josué Moura

É preciso ter muito cuidado com o que se fala. Os antigos dizem que “quem fala demais dá bom dia a cavalo” ou  “quem fala demais ouve o que não deve” e pode acabar se complicando.

Dep. Federal Chiquinho Escórcio discrima negros, índios e retirantes da seca.

Em entrevista ao jornal O Correio Popular – de Imperatriz – o deputado Francisco Luis Escórcio Lima (PMDB-MA), o polêmico  “Chiquinho”, que de uns dias pra cá tem feito um esforço danado para se dar bem eleitoralmente em Imperatriz, falou duas coisas que não ficaram bem pra ele.

A primeira que “se fosse governador do Maranhão “procuraria diminuir as desigualdades e proporcionar momentos para que o Maranhão passasse a tremular na Bandeira do país como um grande e promissor estado”.A princípio parece uma resposta normal, mas na verdade é o reconhecimento de que o Maranhão não é o mar de rosas que seu grupo político prega, mas sim a “terra arrasada” do discurso da oposição. Ruim Chiquinho, será que “papai Sarney” não vai lhe dar um puxão de orelha? 

 

Agora o mais grave – e que nenhum grupo ou movimento Negro ou indígena queira alegar discriminação –  foi a afirmação de que o o grande problema do Maranhão foram os índios os negros e os retirantes da seca que aqui chegaram. Pasmem! Foi isso mesmo que ele disse ao ser perguntado “qual o grande problema do Maranhão”.

“No inicio,  nós tivemos um Maranhão composto de índios e de negros. Pouca quantidade de brancos. Isso nos levou a uma situação que só o tempo se encarregou de fazer essa miscigenação. Depois nós tivemos um período em que fizemos uma sociedade de muitos brasileiros que vieram pra cá, principalmente os retirantes da seca. Os retirantes da seca não traziam nada, a não ser a esperança de viver no nosso estado. E o próprio tempo se encarregou de fazer com que eles se misturassem à nossa população. Agora estamos vendo um Maranhão diferente, cheio de oportunidade onde estão desembarcando pessoas com tecnologia, investimentos e isso é muito bom para o Maranhão”, disse Chiquinho ao misturar desiguldade, riqueza e pobreza.

Pior, Chiquinho além de discriminar negros, índios e retirantes,  por tabela discrimina quem é pobre, pois dá a entender que quem é rico veio pra cá e ajudou no desenvolvimento, mas quem é pobre só atrapalhou.

Antes, ao ser perguntado sobre o que achava sobre o ex-governador (falecido) Jackson Lago, fez diferente do que faz nas rodas de conversa quando acha gente disposta a lhe ouvir, quando sempre conta sua proeza, de como giu nos bastidores como um “araponga” para ajudar a montar o processo que derrubou Jackson do governo do Maranhão. Desta vez Chiquinho disse que Jackson Lago  foi “um homem que fez seu papel como político, uma pessoa que mexeu com os corações e desempenhou um bom papel na política do Maranhão”. Menos mal, menos mal, Chiquinho!

Mas a culpa de tudo isso não é só do Chiquinho, que como a maioria dos políticos adora um holofote, é de parte da nossa imprensa que na falta de assunto fica puxando conversa e dando asas para aventureiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Resposta para Deputado diz que ” o grande problema do Maranhão” foram os índios, os negros e os retirantes da seca

  1. João Alberto disse:

    fique supreso ao ler a noticia sobre o posto de saude do povoado orozimbo, pois nada do que foi publicado no blog condize com a verdade, gostaria de sober qual a fonte que passou as informações pro signatrio do blog.Se foi o senhor riba pois o mesmo não merece o menor credito e quem colocou a faixe preta foi o proprio riba não o povo de orozimbo. o senhor riba até bem pouco tempo era só elogios ao prefeito enoque mota, mais em dezembro quando foi demitido de suas funçoes passou a fala mal do prefeito. pergunto eu quem mudou foi o prefeito o foi o senhor riba. gostaria que o signatario do blog faça uma visita a postos bons pra ver o trabalho realizado pelo prefeito enoque mota.a sua adminstração é unanimidade como a melhor de todos os tempos que o monicipio já teve, basta ver como a cidade e todos os povoados se encontram.o posto de saude do orozimbo não vai ser feichado isso eu posso garante.

    Resposta:

    Você ficou surpreso? Inacreditável. Quem ficou surpreso foi o povo do povoado Orozimbo, que de uma hora para outra viu o único posto de saúde ser fechado por Enoque Mota, que você diz ser unanimidade.

    Deixe de ser puxa-saco, que nem Jesus Cristo foi unanimidade. Ele é bem conceituado apenas por aqueles que mantém uma boquinha no governo e por alguns incautos.

    Ninguém me repassou informações e mesmo que repasse, não divulgaria a fonte. Eu vi in loco o posto fechado e por sinal o senhor Riba do Orozimbo estava próximo e fez comentários que serviu para fundamentar a reportagem.

    Se o Riba colocou a faixa preta em forma de protesto, não posso afirmar, pois quando estava trafegando pela BR-230 a faixa já estava na parede do prédio chamando atenção de quem trafegava pela rodovia.

    Quando ao seu convite para visitar Pastos Bons, agradeço. Parte de minhas raízes também são pastos-bonense e conheço alguns povoados melhor que você.

    Que tal o Enoque, dá uma atenção melhor ao Angical? Lá a décadas a principal rua nem pavimentação tem e a população não agüenta mais poeira e lama.

    Ah, um pergunta: Você garante que o posto de saúde do Orozimbo não vai ser fechado. Você já combinou com o prefeito? Ou já tomou essa decisão sem consultar o prefeito?