Direito de resposta da prefeitura de São José de Ribamar


DSC_2194

Companheiro Hilton Franco, sobre matéria postada no seu blog, cujo título foi ‘Alunos são transportados em carroças em São José de Ribamar‘ reproduzida do blog do jornalista Henrique Bóis, a Prefeitura, através da sua Assessoria de Imprensa, presta, como forma de restabelecer a verdade e praticar o bom jornalismo, os seguintes esclarecimentos necessários:

São inverídicas, falsas as informações que tentam, de forma maldosa, passar à opinião pública a impressão ou imagem de que o transporte dos alunos da rede municipal de ensino de São José de Ribamar é feito em carroças.

O transporte dos alunos da rede municipal de ensino de São José de Ribamar é feito em veículos (ônibus escolares) adquiridos pela Prefeitura e que, divididos em roteiros, realizam, diariamente, o translado dos alunos de suas casas para as Escolas Municipais e vice-versa.

Não existe no bairro Sítio do Apicum, localizado na região da Sede do município, nenhuma unidade da rede municipal de ensino denominada Unidade Municipal Integrada Governador José Sarney, como é citado no texto.

No referido bairro existe, sim, e em pleno funcionamento, a Escola Municipal Reunida Governador Sarney, que atende 252 alunos, divididos nos turnos matutino e vespertino, do Ensino Fundamental. Estes alunos, alguns deles moradores da localidade Cidade Nova, na área do polo turístico de Panaquatira, fazem uso diário do transporte escolar gratuito oferecido pelo município.

Atualmente, 14 ônibus escolares (alguns deles adaptados com elevadores para atender estudantes portadores de necessidades especiais, como é o caso de alguns estudantes da Escola Municipal Maria Amélia Bastos, localizada no bairro Moropóia) realizam o transporte dos alunos da rede municipal de ensino. Este trabalho é feito nos períodos da manhã, tarde e noite – neste último caso, beneficiando alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ainda neste primeiro semestre, é importante informar, a Prefeitura irá adquirir mais quatro veículos, o que otimizará, ainda mais, o serviço oferecido.

Em todas as regiões do município, os veículos que integram a frota do transporte escolar trafegam obedecendo roteiros instituídos como forma de beneficiar estudantes dos mais diversos bairros. No Sítio do Apicum, por exemplo, os alunos que estudam na E.M Reunida Governador Sarney desembarcam e embarcam no veículo a menos de dez metros da referida unidade escolar. E são deixados em pontos estratégicos próximos de suas residências.

Neste roteiro específico na região da Sede do município, também utilizam o transporte escolar alunos de outras Escolas Municipais, tais como E.M Diomedes Pereira, E.M J.Câmara, E.M Ericina de Jesus Matos, E.M do Itapari, E.M Santo Antônio, E.M Vera Matos, dentre outras.

Sobre as duas imagens (crianças com uniformes escolares da rede municipal de ensino) que ilustram o texto, avalio que o uso das mesmas também foi feito de forma maldosa.

Afinal, existem inúmeras maneiras de se “flagrar” estudantes em cima de uma carroça, principalmente quando se pretende casar tais imagens a um texto recheado de intenções que visam, tão somente, denegrir a imagem de gestores com o objetivo de beneficiar determinado grupo político.

Para finalizar, reitero o posicionamento desta ASSCOM de sempre estar à disposição para qualquer tipo de esclarecimento exaltando, ainda, o exercício ético e profissional da atividade jornalística, a qual reza e determina, em casos específicos como este, que todos os lados de uma história devem ser consultados, o que, infelizmente, não aconteceu por parte do nobre jornalista Henrique Bóis.

PS: As fotos anexadas, feitas nesta manhã de segunda-feira (24), mostram verdadeiramente como é feito o transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino de São José de Ribamar.

DSC_2189

Glaucio Ericeira

Assessor de Comunicação e Imprensa da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar.