Em nota, governo Roseana reafirma que culpa por má qualidade da educação é dos professores

Blog Maranhão da Gente

A Secretária Adjunta de Comunicação do Governo do Estado, Carla Georgina da Silva enviou uma  nota em resposta a matéria publicada ontem (17)  no Blog do Noblat, do Jornal O Globo.

A matéria mostra um vídeo no qual a governadora Roseana Sarney (PMDB) discute com um aluno do município de Governador Edison Lobão sobre a qualidade da educação no estado. Acuada com a cobrança feita pelo aluno, a governadora responsabilizou os professores pela má qualidade do ensino da Rede Pública Estadual

Segundo a nota encaminhada pelo governo do Maranhão ao jornal O Globo, os professores , em greve há quase um mês,  são responsáveis pelo não encaminhamento do Estatuto do Magistério à Assembleia Legislativa do Maranhão: “Foi o Sindicato (dos professores)  que solicitou uma revisão na planilha salarial e, por isso, o Estatuto ainda não foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Maranhão”, diz a nota.

Curiosamente, a nota do governo diz que a discussão da governadora com o aluno da rede estadual foi apenas  um “ato administrativo” e que a repercussão negativa da declaração de Roseana seria resultado da ação de adversários políticos que teriam antecipado o debate eleitoral.

Leia a Nota do Governo do Estado na íntegra:

“Sobre o ocorrido durante o Governo Itinerante hoje, no município de Governador Edison Lobão, a Governadora Roseana Sarney disse que o empenho do Governo do Maranhão tem sido fundamental para fazer com que os professores participem diretamente das decisões que visam melhorar o salário e as condições de trabalho da categoria e, por isso, a greve está chegando ao fim.

A Governadora lembra que o Maranhão é o estado que tem um dos maiores salários de professores no Brasil. A manifestação do estudante, durante o Itinerante no interior do estado, não se trata de discussão ou bate boca, mas sim da demonstração de que há voz e espaço para todos durante os encontros com a Governadora.

A nova proposta do Estatuto dos Professores, que está em análise, teve a elaboração do Governo do Maranhão juntamente com o Sindicato dos Professores. O próprio Sinproessema verificou o Estatuto, ponto a ponto, podendo confirmar que ele significa o maior ganho da categoria nas últimas décadas em termos salariais e de promoção Foi o Sindicato que solicitou uma revisão na planilha salarial e, por isso, o Estatuto ainda não foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Maranhão.

O que se espera é que haja, por parte de todos, e principalmente por parte dos estudantes, o reconhecimento pelo esforço para oferecer um ensino com mais qualidade nas salas de aula do Maranhão.

Por fim, é preciso dizer que, como no Brasil todo, também no Maranhão o debate sobre as futuras eleições, embora tão longe, começou e isso vem transformando atos administrativos como a visita da governadora ao interior do Estado, em ações políticas de adversários.

Tendo isso esclarecido, respeitosamente informamos que o Blog do Noblat é um veículo cuja credibilidade é inquestionável no Maranhão, e estamos certos de que o seu olhar atento sobre os fatos resguardará o valor deste canal.”

Carla Georgina da Silva – Secretária Adjunta de Comunicação do Estado

Saiba mais

Bate boca de Roseana com estudante repercute nacionalmente

Roseana bate boca com estudantes e culpa professores por ensino sem qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Respostas para Em nota, governo Roseana reafirma que culpa por má qualidade da educação é dos professores

  1. Julio Cesar Pereira Boaes disse:

    Eu fico muito triste porque a educação não é levada a sério no maranhão e no Brasil, o governo fez um acordo com o sindicado dos professores em 2011, que enviaria o estatuto para assembléia em 90 dias já se passaram 2 anos, o congresso aprova a lei do piso que é ratificado pelo supremo, o MEC não respeita e baixa um decreto de reajuste de 7,99% e o Governo da maranhão quer dá 4% para a maioria dos professores é para o mesmos desistirem da URV . Para os professores conseguir aumento do salário tem que fazer greve . Por que o governo não cumpri a lei.

  2. Josué Viegas disse:

    “Os melhores e mais elevados Salários do Brasil”… É sempre o mesmo discurso!

  3. Francisco Valmir disse:

    Caríssima governadora, deixe de mentiras descabidas, a senhora acha mesmo que o sindicato dos professores da rede estadual de educação do MA ia deixar que fosse aprovado um documento cheio de maracutaias, sem a devida revisão. Das duas uma , ou a senhora é cínica de mais ou boba de mais ao pensar que o Brasil não sabe o que a senhora apronta aqui no Maranhão.

  4. Francisca disse:

    Olá governadora, culpa dos professores a educação do Maranhão não ir bem não é dos professores?Agora pergunto, estive numa escola aqui em São Luís e os alunos do 3º ano estiveram sem professor de matemática o ano inteiro. que nota no Enem, hei!Hei!Hoje cada turma de 12 salas tem em média 3 professores, falta o restante, cadê? Acho que estão lhe enganando ou você sabe disso?