Empresa responsável pela manutenção deste site faz nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento da Quantive

O problema.

O problema começou no sábado (4), aproximadamente por volta de 15 horas . O invasor desinstalou o sistema de virtualização contido na raíz de um dos servidores.

Assim que detectado por nossa equipe, 15 minutos depois, começaram os trabalhos para que o problema, não se alastrasse e pudesse prejudicar os clientes.

O problema foi resolvido as 21h  segunda feira(6). Quando fomos surpreendidos com mais um ataque, por volta das 23h foram detectados os estragos.

Conseguiram invadir o servidor rsrv.idcservers.info, servidor este, que hospedamos os clientes de Hospedagem e Revenda de Hospedagem USA. Todos os sites foram destruídos, mais de 100 clientes foram prejudicados.

Para evitar este tipo de problema, possuímos um servidor extra, apenas para backups. Mais uma surpresa, o ataque depois de destruir o servidor onde continuam os sites hospedados, estava destruindo os arquivos de backup. Nossa equipe conseguiu derrubar o invasor, e conseguiu salvar os backups que ainda restavam. Ou seja, os backups do mês de fevereiro. Eles conseguiram apagar 3 meses, e iriam apagar tudo caso nossa equipe não tivesse interrompido.

O servidor foi reconstruído, e está em pleno funcionamento, com os backups do mês de fevereiro.

Das medidas Legais

Trecho de Nossos termos de Uso.

6. Backups e perdas de dados
Seu uso dos nossos serviços é de seu próprio risco. A Quantive NÃO é responsável por arquivos e/ou dados resididos em sua conta. Você concorda em tomar toda a responsabilidade pelos arquivos e dados transferidos e manter backups de todos os dados armazenados nos servidores da Quantive.
Você pode ler na integra em https://www.quantive.com.br/a-empresa/termos-de-servicos/termos-de-uso

A fim de manter o mais alto nível de qualidade, realizamos backup diário de nossos clientes, dos servidores BR, USA e Rádio. Por favor note que não temos qualquer responsabilidade sobre os arquivos, ao assinar nossos planos, você concorda no ato com nossos termos de uso. Porém, para segurança de nossos clientes, nós fazemos backup de tudo. Infelizmente o problema aconteceu. Lamentamos muito.

Em outras palavras, o invasor, destruiu o servidor de hospedagem USA, e ainda conseguiu destruir os backups de 3 meses do mesmo servidor.

Questionamentos feitos pelo Profº Hilton Franco

De onde partiu o ataque?Que horas?Quem poderia ter sido? Por quais motivos? Porque a demora em restaurar? Porque não tem backup de tudo que foi publicado? Quais sites foram afetados? Porque o site da Quantive ficou imune? Quem vai arcar com os prejuizos? Qual a garantia que voces darão para quem for continuar hospedando o dominio com vocês?

Respostas da Quantive

1 O invasor não deixou rastros que pudesse o identificar.

2 O primeiro ataque foi detectado as 9 horas da noite de sábado.

3 Não há resposta

4 Não há resposta

5 A demora para a restauração, se dar por conta de refazer o servidor do zero. Enviar os backups que restaram de outro servidor, e o restaurar demora mais de 5 horas.

6 Existe backup, mas foi apagado no ataque.

7 Todos os sites que são hospedados no servidor rsrv.idcservers.info Estrutura USA foram afetados

8 O site da quantive fica no servidor BR.

9 Infelizmente não podemos arcar nenhum prejuízo, pois fomos nós quem sofremos os maiores.

10 Hospedamos mais de 1500 sites nos servidores da quantive. A qualidade já foi comprovada. Infelizmente problemas acontecem.

Continuaremos trabalhando para que isso não ocorra novamente.
O próximo mês de hospedagem não será cobrado.