ENEM 2010:MEC ameaça estudantes pelo twitter

O Globo – RJ

RIO e BRASÍLIA – O Ministério da Educação ameaçou, por meio do Twitter oficial do órgão (@MEC_Comunicacao), processar estudantes que “tumultuaram” o Enem 2010 através da rede social. Com linguajar inapropriado, a assessoria de comunicação do MEC diz que está “monitorando” os candidatos: “Alunos que já ‘dançaram’ no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los”. Mais cedo, mensagens na rede social teriam sido enviadas por alunos que ainda estavam dentro da sala de prova do Enem, por celular.

No final da tarde, o ministério acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a atuação de um repórter do “Jornal do Commercio” de Pernambuco, que tuitou do banheiro de um dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o tema da redação, um dos testes aplicados neste segundo dia de prova.

De acordo com a assessoria do MEC, a PF foi acionada porque o repórter teria tentado violar o sistema de segurança, por fazer uso de um aparelho celular, e revelar o tema da redação antes do prazo mínimo de permanência dos candidatos no local de prova.

A contraofensiva do MEC ocorre depois de estudantes de todo o país ameaçarem entrar com ações pedindo a anulação do exame por causa dos muitos problemas registrados no sábado. Na Bahia, segundo o jornal ‘A Tarde’, , a estudante Roberta Matos prestou queixa na polícia requerendo a invalidação da prova. Em São Paulo, candidatos falam em apresentar recurso, caso o MEC não faça a correção automática.

– Foi um erro do MEC e eu não posso ser prejudicada – disse Roberta Matos, que fez a prova numa escola do centro da capital baiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Resposta para ENEM 2010:MEC ameaça estudantes pelo twitter

  1. Dirceu Lupiano Dias disse:

    É verdade que a prova do ENEM foi uma bagunça, mas pelo nível dos comentários postados e pelo Português apresentado, nem em prova de primeiro grau alguns passariam!!
    Vamos estudar minha gente!!!