Enem 2014 tem 9,5 mi de inscritos, aponta balanço final do MEC

Folha de São Paulo

As inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 terminaram no fim da noite desta sexta-feira (23) com 9.519.827 milhões de inscritos, número 21,8% maior que a edição da prova em 2013.

O Ministério da Educação chamou uma coletiva, nesta sábado (24), para anunciar o número final de inscrições, com as presenças do ministro Henrique Paim (Educação) e do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), José Francisco Soares.

Um número aproximado, no entanto, já havia sido festejado pela presidente Dilma Rousseff, na noite desta sexta, em sua conta do Twitter. “O #Enem alcançou 9 milhões de inscritos, um recorde”, escreveu a presidente.

Segundo o presidente do Inep, o sistema registrou 1,8 milhão de inscrições somente nesta sexta (23), com um ritmo de até 4 mil inscrições por minuto em momentos de maior movimentação.

O Sudeste é a região que concentra a maior parte dos candidatos (3,4 milhões), seguida pelo Nordeste (cerca de 3 milhões), pelo Sul (1,1 milhão), pelo Norte (1 milhão) e o Centro-Oeste (857 mil).

Entre os Estados, São Paulo é o campeão de candidatos, com 1,47 milhão de participantes cadastrados, seguido por Minas Gerais (1,06 milhão) e Bahia (707,8 mil).

O ministro chamou a atenção para o expressivo número de participantes no Nordeste e, em especial, no Ceará (com 596,5 mil inscritos).

O número definitivo de participantes confirmados, porém, só será conhecido após o fim do prazo para o pagamento das inscrições, em 28 de maio. O ministério reforça que é preciso que o pagamento seja efetivado até o dia 28, e não apenas agendado no dia 28.

O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.

O Enem é utilizado na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio.