Escola pública em Sucupira do Norte está abandonada pelo governo do Estado

O retrato do descaso do poder público estadual com a educação no Estado do Maranhão pode ser constatado na Unidade Estadual Prof. Nerine Lobão, localizada no município de Sucupira do Norte, no Leste Maranhense, região do Alto Itapecuru.

Escola pública de Sucupira do Norte-MA.

Uma pequena cidade, com pouco mais de dez mil habitantes, que possui quatro escolas estaduais de nível fundamental para atender 517 alunos, de acordo com dados do IBGE/2010. Porém, uma delas está esquecida dentro de um matagal, sem funcionamento e sem manutenção, uma situação de total abandono.

Matagal toma conta da escola.

As imagens do descaso foram captadas por diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) que estiveram no município, recentemente, para uma visita ao núcleo sindical. Segundo dados dos professores da rede pública de Sucupira, a escola está fechada há mais de cinco anos. Além do mato ao redor da unidade e dos sinais de precariedade no muro e nas paredes externas, os educadores informam que o interior do prédio também está em processo de deterioração.

Educação não é prioridade no Maranhão.

Reuniões

O SINPROESEMMA foi aos municípios de Sucupira, São Félix e Balsas para reunir com os profissionais de educação das cidades, atendendo convites dos núcleos que representam o sindicato nos municípios. O secretário de comunicação do SINPROESEMMA, professor Júlio Guterres, representou a entidade nas reuniões, onde foram abordadas questões como o andamento das negociações com o governo do Estado referente ao calendário escolar, a participação dos três municípios na recente greve dos educadores e os planos de carreiras dos profissionais de educação das respectivas redes municipais.


Reformulação de Planos de Carreira

Nos municípios visitados, foi detectada a necessidade de reformulação dos Planos de Carreira, que foram elaborados sem participação dos profissionais de educação das redes municipais. Em São Félix, por exemplo, o vencimento do professor é de apenas R$ 594,00 e com previsão de apenas 5% de gratificação adicional para os trabalhadores que possuem pós-graduação.

Os documentos serão avaliados pela direção do sindicato, que irá propor alterações aos planos para, posteriormente, serem submetidos à avaliação, sendo que desta vez com ampla participação dos profissionais de educação dos municípios.

As informações são do SINPROESEMMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Respostas para Escola pública em Sucupira do Norte está abandonada pelo governo do Estado

  1. Ricardo Machado disse:

    Caro Hilton, é deprimente ver imagens como essas em nosso estado, tão massacrado pela dinastia sarney, infelizmente educação e saúde não dão votos, nossos politicos não querer dar as minimas condições para que o povo perceba as atrocidades e arbitrariedades que são cometidas com dinheiro público, eles renegam ao povo a ferramenta de crescimento cultural e a unica forma de transformação, enquanto estivermos sobre o julgo dessa politica populista e exploratória aonde a população é totalmente ”jogada às traças” e usada apenas como massa de manobra, o maranhão jamais ocupará posição de destaque em algo e continuará sendo apenas sinonimo de pobreza e miséria.

    Hilton,sou seu aluno e admiro seu trabalho aqui no blog, continue mostrando esses descasos no interior do estado, a maioria da população acaba se conformando com a situação em que vive, e esse é um dos fatores concomitantes para beneficiar essa escória de politicos infames que nutrem-se da miseravel condição alheia.

    Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada.(Edmund Bruke)

    Ricardo, obrigado pela participação. Você também poderá ajudar a divulgar as mazelas que assolam nosso estado e contribuir para as mudanças.
    Abraços, prof Hilton Franco.

  2. Fábio disse:

    Lamentável, mais a verdade é que a muito tempo não só esta escola mais a Educação no Maranhão está abandonada…………………….

  3. Jefferson Ribeiro disse:

    Sou de Sucupira do Norte e acompanhei construção desta escola.garanto com toda certeza que a cosntrutora,agindo de forma criminosa,usou material de pessima qualidade de sem a devida proporção para ergue-la,pois depois de um ano de funcionamento ja se percebia o reboque caindo das paredes..o muro entao….
    recetemente o secretario das cidades do Maranhao enviou um oficio para o Prefeito Marcony dizendo que a governadora assinou o decreto,ja saiu no D.O., que a referida escola foi cedida para a Prefeitura Municipal.agora o Prefeito planeja reformar toda e inicio de 2012 ja estara em funcionamento,pelo menos foi o que um dos funcionarios me passou.vamos torcer para que der certo e aumente o numero de vagas assim tbm como na Creche do Programa ProInfancia que vai ser erguida na cidade.

  4. lucyana disse:

    bom.pra começar sucupira esta melhorando cada vez mas graças ao prefeito marcony que esta ajudando nossa cidade para que ela possa ser cada vez mas elogiada pelo povo maranhençe marcony tanbem esta ajudando na aria da saúde .para que sucupra possa esta melhorando cada vez mas (vote marcony 23)porq bom para o povo e marcony de nooooovo.

    Resposta:
    O Marcony precisa investir em educação pra você a aprender a escrever correto e deixar de puxar-saco.

  5. ANTONIO LUIS BRITO disse:

    ISSO AÍ, OU SEJA, ESSA ESCOLA, É UMA VERGONHA. ATÉ NO NOME NADA TEM A VER, POIS NÃO DESMERECENDO A FAMILIA LOBÃO, MAS NERINE LOBÃO NUNCA FOI ALGUEM QUE TRABALHOU OU AJUDOU SUCUPIRA, MUITO MENOS LECIONOU EM SUCUPIRA. OS ADMINISTRADORES DA CIDADE ESQUECERAM DE OUTRA PROFESSORA QUE PODERIA TER SIDO HOMENAGEADA COM O NOME DA ESCOLA, É A PROFESSORA ROSEMARY ALMEIDA, ASSASSINADA BARBARAMENTE EM SUCUPIRA EM OUTUBRO DE 1970 EM PLENO PERÍODO LETIVO. ESPERO QUE MARCONY LEMBRE DESSE DETALHE E AO REINAUGURAR A ESCOLA MUDE TAMBEM O NOME, PORQUE QUEM CONSTRUIU ESSA ESCOLA, ALÉM DE NÃO TER TIDO O MINIMO DE RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO À QUALIDADE DA CONSTRUÇÃO, SEQUER SOUBE ESCOLHER O NOME.

  6. Biu disse:

    Hilton Franco parabéns pela sua matéria. Realmente é deprimente essas imagens, sou morador de sucupira do norte, mas mudei de la a pouco tempo. visto que sucupira é motivo de vergonha para seus moradores por conta da má gestão,é lamentável o estado em que se encontra esta escola totalmente abandonada.
    Sucupira poderia ser bem melhor, é uma cidade pequena com pouco mais de 10 mil abitantes, mas com um índice de desenvolvimento de 0,59%, um dos mais baixos do pais. Todos os anos dezenas de estudantes migram de sucupira para as cidades da região isso por que a cidade não tem nenhum ensino superior para oferecer a seus alunos. É lamentável o abandono desse centro de ensino.
    Essa escola é apenas mas um exemplo dos descasos nas cidades do interior do estado.

    Resposta: Obrigado pela participação. Mande imagens do descaso que publicamos. Um abraço.