Evo aprova lei que permite legalizar carros roubados

A Gazeta do Acre

Evo Morales, aprova lei que legaliza carros roubados.

Alguns deputados questionaram ontem na Assembléia Legislativa do Acre – Aleac uma lei aprovada pelo presidente boliviano Evo Morales. Normalmente os nossos parlamentares extrapolam as suas funções e tentam legislar sobre assuntos internos do país vizinho. Só que dessa vez a preocupação procede. Com a possibilidade de regularização de veículos sem a comprovação de origem na Bolívia os acrea-nos poderão se tornar vítimas preferenciais dos furtos.

Quem fez a denúncia foi o deputado Walter Prado (PDT). “Essa lei que foi aprovada na Bolívia traz uma preo-cupação às autoridades acreanas de Segurança Pública que precisam tomar providências imediatas. Nós sabemos que existem mais de 10 mil carros brasileiros roubados que estão na Bolívia.

Nós sofremos em Rio Branco com seqüestros em que os veículos são tomados. Antes as dificuldades para os ladrões era levar os carros e encontrar os compradores. Agora, o carro poderá ser vendido aos bolivianos que apenas pagando as taxas poderão regularizá-los. Uma irresponsabilidade do presidente Evo Morales”, protestou.

Atitudes que o Governo deve tomar

Segundo Walter Prado é preciso que se emita uma portaria no Brasil para que em todas as barreiras fronteiriças só possam passar veículos conduzidos pelos seus proprietários. “Se isso não for feito aumentará os índices de carros roubados com seqüestro e extorsão.

Afirmo com os meus 17 anos de experiência em Segurança Pública que a situação é muito séria. Os cuidados maiores devem ser com os carros mais caros como as caminhonetes que poderão ser negociadas por um bom preço na Bolívia”, afirmou.

Outro que se mostrou preocupado com a lei boliviana foi o senador Sérgio Petecão (PSD-AC). “Isso vai gerar uma intranqüilidade para a nossa população. Se já temos um grande índice de roubos de automóveis imaginem agora com o incentivo da facilidade de legalização na Bolívia. As nossas polícias que têm uma fronteira imensa para fiscalizar. Vou levar a minha preocupação para o Ministério das Relações Exteriores. Se não podemos legislar no território boliviano temos que criar leis e barreiras para que possamos nos prevenir para uma futura avalanche de bandidos agindo na nossa região”, salientou.

Para o deputado major Rocha (PSDB) é inexplicável a atitude do governo boliviano. “A Bolívia está se tornando um estado criminoso que incentiva as práticas ilegais. A iniciativa principal para minimizar o efeito da lei deve partir do Governo Federal, mas o Estado deve também colaborar mesmo sem ter esse papel constitucional. Isso vai potencia-lizar o número de furtos de veículos no Acre. O agravante é que os roubos de automóveis são feitos para serem trocados por droga na Bolívia”, contestou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Resposta para Evo aprova lei que permite legalizar carros roubados

  1. cata disse:

    RIquinhos nojentos… tem mais