Ferdinan Junior: futuro advogado do povo de Paraibano-MA

Ferdinan Júnior já prepara inúmeros projetos sociais para executar no município de Paraibano-MA assim que tornar-se advogado, em abril deste ano.

Ferdinan

Ferdinan Vieira Guimarães Júnior, estudante de Direito do último período na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), já aprovado no Exame de Ordem da OAB ainda no 9º período, já se apresenta no município de Paraibano/MA como uma das grandes promessas da área jurídica.

Nascido em Nova Iorque/MA e tendo vivido a maior parte de sua infância e pré-adolescência em Paraibano/MA, atualmente vive em São Luís, onde conclui a sua formação superior em Direito.

O jovem, apesar de sua pouca idade (23), já se impõe no ambiente jurídico como um verdadeiro profissional, como pode ser visto no último pleito eleitoral municipal, período em que atuou no corpo jurídico da campanha do ex-prefeito Sebastião Pitó de modo exemplar e altamente competente, juntamente com outros advogados aliados. Também teve participação direta no Mandado de Segurança que impediu o supersalário do prefeito eleito de Colinas/MA.

Trabalha no escritório Aguiar Advogados Associados, de onde sua curta experiência profissional advém.

Conhecido por ser um grande amigo de todos, não se tendo conhecimento de nenhuma ocasião que desabone a sua conduta social ou moral, Ferdinan Júnior já prepara inúmeros projetos sociais para executar no município de Paraibano, assim que tornar-se advogado, em abril deste ano.

Dentre os projetos apresentados, a ampliação do acesso ao judiciário aos mais carentes, facilitando a estes a busca pelos seus direitos, com atendimento mensal gratuito àqueles que não possuírem condições de pagar uma consulta jurídica; a realização de palestras educativas sobre os principais problemas enfrentados pela população, especialmente na prestação de serviços públicos, relações de consumo, trabalhistas, etc.;

Como me sinto filho de Paraibano, nada mais justo do que contribuir com o município naquilo que eu sei e posso fazer. Ser advogado, antes de tudo, é ter a missão de trazer a justiça do caso concreto para mais próximo do cidadão, e esta será minha missão diuturna e incansavelmente buscada”, comenta o quase advogado.

Quando questionado sobre o panorama de Paraibano, o jovem estudante comenta: “nosso município, apesar dos esforços de anos, ainda apresenta um contingente bastante expressivo de pessoas abaixo da linha da pobreza absoluta e isto é inadmissível nos dias atuais, tendo em vista que os recursos públicos existem em abundância, porém, infelizmente, não são bem aplicados. Atualmente nós temos uma organização administrativa falha, uma câmara legislativa não muito atuante, uma concentração de atribuições apenas em uma ou algumas secretarias municipais, deixando as demais sem qualquer autonomia. O que Paraibano precisa, administrativamente falando, é de uma reorganização da máquina, enxugar os gastos desnecessários como,por exemplo,a criação de um fundo de previdência próprio para garantir o futuro de seus servidores e dependentes, fundo este que fará a Administração Pública municipal economizar dinheiro dos cofres públicos, que hoje é pago ao INSS e que poderia ser diminuído com a criação do fundo; a criação de um instituto, fundação ou autarquia para gerir os recursos do fundo, bem como para analisar os pedidos de aposentadorias e pensões dos servidores municipais; a proposta de edição de uma lei de processo administrativo para garantir ao cidadão uma maior transparência na aplicação dos recursos e uma rápida resposta de seus pedidos ou requerimentos; a criação de cargos efetivos, via concurso público, de procuradores municipais, mantendo-se o cargo em comissão de procurador-geral para organizar os trabalhos, para que a atuação do executivo e legislativo respeitem sempre a Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito; atualizar a Lei Orgânica do Município e o Estatuto dos Servidores Municipais, assim como criar um Plano de Cargos e Salários, a exemplo do município vizinho Colinas/MA, etc. E muitas outras medidas semelhantes que também são viáveis e podem ser efetivadas ainda este ano, caso o Executivo e o Legislativo trabalhem em conjunto, e eu estou disposto a contribuir no que for necessário!”.

Ferdinan Júnior, que a princípio quer se dedicar a advocacia, paralelamente pretende alçar voos mais altos, cujo sonho e objetivo num futuro não tão distante é ser membro da advocacia pública, em especial em procuradorias estaduais.

Este é mais um filho de Paraibano que foi exitoso em sua vida estudantil, com muito esforço e dedicação, mesmo diante de adversidades, e que tem projetos voltados para a comunidade paraibanense, diferentemente de outros…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Respostas para Ferdinan Junior: futuro advogado do povo de Paraibano-MA

  1. Rafael H. Moura disse:

    É isso ai, homenagem merecida, cara super inteligente, cabeça aberta, muito dedicado e em breve se Deus quizer seremos colegas de militância. Paraibano há muito precisava de mais representantes para complementar essa luta pela defesa social e crescimento da ordem jurídica da cidade! Parabéns Ferdinan Júnior!

  2. Ferdinan (ou “mancebo” para os amigos com colegial) é um grande amigo e se tornou um grande homem, parabéns.

  3. Muito obrigado, Rafael. Espero que juntos possamos fazer mais por nosso muito amado município. Abraço

  4. Raunin Fernandes disse:

    Depois de ter lido esta reportagem, posso dizer que me sinto mais honrado em tê-lo conhecido e pude agora comprovar a primeira impressão que tive a seu respeito…Tenho certeza absoluta que sua carreira vai ser de muito sucesso!!PARABÉNS FERDNAN!!

  5. LEANDRO MACHADO disse:

    Parabéns “mancebo”.
    Aliás, Dr. Mancebo..
    rsrs
    Um abraço do Lendro (cefet)
    Em breve serremos parceiros nesta luta pela sobrevivência da democracia e da justiça.