Grau de instrução dos eleitores Maranhenses

Hilton Franco

 

Com um eleitorado formado predominantemente por analfabetos e pessoas que se declararam que lêem e escrevem ,  correspondendo  a respectivamente  14,68%  e  23,57% do total de  4.324.696  milhões de eleitores,os maranhenses irão às urnas escolher o novo governador do estado,quarenta e dois deputados estaduais,dezoito federais e dois senadores,hoje dia 03 de outubro.

Com um perfil de atraso na educação,é  de se esperar que a escolha favoreça aqueles que estão no poder e querem se perpetuar,pois estes eleitores são facilmente ludibriados através de práticas clientelistas,comum em pleno século XXI,num estado feudal chamado Maranhão.

Aqui, as migalhas são moedas fortes vigentes durante o período eleitoral e desequilibram o pleito, favorecendo os candidatos que dispoem de recursos financeiros.

Enquanto isso, a população pobre,aliás a população miserável que corresponde a 64% do estado continuará na miséria que assola cada família maranhense.

Esperamos que a consciência prevaleça e que os políticos ficha suja(e os filhos dos ficha suja também),corruptos,imorais,sem ética,sem ideologia  e traidores  sejam banidos nesta eleiçao.

Gráfico:Hilton Franco

Dados do grau de instrução TSE