Guarany de Sobral-CE é campeão brasileiro da Quarta Divisão

UOL Esportes

O Guarany de Sobral conquistou neste domingo o primeiro título nacional do Estado do Ceará. Em casa, a equipe rubro-negra goleou o América-AM por 4 a 1 e faturou o título da Série D do Campeonato Brasileiro.

Guarany 4 x 1 América - AM.

Antes, o cearense a ir mais longe numa competição nacional haviam sido o Fortaleza, que foi vice duas vezes da Série B (2002 e 2004) e outras duas da Taça Brasil, ainda nos anos sessenta, e o Ceará, vice campeão da Copa do Brasil em 1994.

Depois de empatar em 1 a 1 em Santarém, no Pará, onde o América-AM mandou o jogo de ida de decisão da Série D, o Guarany jogava apenas por um empate sem gols em Sobral. Mesmo assim, partiu para cima, empurrado pela torcida, e goleou.

Danilo Pitbull, aos 22min do primeiro tempo, abriu o placar para o time da casa, aproveitando bom lançamento de Danilo. Aos 31min, o Guarany ampliou com gol de cabeça de Júnior Alves. Pouco antes, Pittbul havia carimbado a trave  de Naysol.

O América-AM descontou na volta do intervalo. Clailsson aproveitou rebote de Vantuir na área e fez o primeiro dos visitantes. Logo aos 11min, porém, o Guarany afastou o risco de empate com gol de Vanderlei.

O caixão foi fechado aos 17min, com Diones marcando o último gol da Série D nesta temporada.

Apesar da série de recursos, o título é definitivo. Na sexta, foi julgado um recurso do Madureira, que pleiteava chegar à decisão alegando que o América-AM escalou um jogador irregularmente na semifinal. Ganhou no STJD, mas o time manauara foi mantido na decisão.

Além dos finalistas, garantiram o acesso para a série C, em 2011, os outros dois semifinalistas: Madureira-RJ e Araguaína-TO. A competição reuniu 40 clubes, entre eles o tradicional Santa Cruz-PE, que foi eliminado, justamente, pelo Guarany, ainda na segunda fase.

Foto: Márcio Silva, Jornal A Crítica, de Manaus – AM.