Hilton visita aldeia Guajajara em Bom Jardim-MA

Segundo o Censo 2010, a população indígena Guajajara era de 23.949 pessoas. Todos vivem no Maranhão.

DSC_0835_800x530

O professor Hilton Franco visitou a aldeia indígena Tabocal Guajajaras, em Bom Jardim-MA, na tarde deste domingo (12). O objetivo da visita foi conhecer  como vive o povo Guajajara no município.

Para entrar na aldeia foi preciso autorização do cacique Djaci Guajajara. O professor Hélio –  que ministra aulas de capoeira na aldeia, entrou em contato por telefone com o cacique  e a visita foi permitida.

Na aldeia vivem cerca de 120 índios. A língua falada por eles é o teneteara, da família linguística tupi-guarani. A professora Marly Guajajara ensina as crianças a manter a língua.

Para comprovar que estão afinados com o teneteara, um grupo de crianças cantou uma música na língua materna indígena.

Segundo Lindalva Guajajara, os índios vivem da caça, da pesca e roça. Um pequeno plantio de cannabis sativa também é cultivado para uso medicinal.

Para comemorar o ritual guajajara da menina-moça, a aldeia estará em festa no sábado (18). O ritual marca a passagem da fase da menina-moça para a puberdade ( menarca ).

Além de Hilton, participaram da visita o professor Welligton do Curso, Jean Marcelo e o professor Hélio e o estudante Leonardo, ambos de Bom Jardim.