Ilha de Upaon-Açu

Comentário de Belfor Brito

Então professor, muitos amigos geógrafos afirmam que o nome oficial dado à ilha em que estão localizados a capital do estado do maranhao e as outras tres cidades (paço do lumiar, raposa e sao jose de ribamar) é na verdade ILHA DO MARANHAO e não Ilha de São Luís, como está afirmado no quesito 39, ítem IV da prova de auditor fiscal do concurso de paço do lumiar realizado no ultimo dia 19/12 ultimo. Considerei como errada este ítem por não ser este o nome oficial da Ilha, assim como também não é Ilha do amor, capital do regue, jamaica brasileira e tantos outros codinomes a ela atrbuidos. Minha pergunta professor é estou certo em minha convicção?

Belfort,

Upaon-Açu é uma ilha brasileira no estado do Maranhão, com área de 1.410,015 km². Faz parte do Arquipélago do Golfão Maranhense e é nela que se encontra a capital do Estado, São Luís.

O nome Upaon-Açu foi dado pelos tupinambás e significa “ilha grande”. Também foi chamada ilha de São Luís. A denominação indígena foi restabelecida pela constituição do Estado do Maranhão: Art. 8º – A cidade de São Luís, na ilha de Upaon-Açu, é a capital do Estado.

Além de São Luís, localizam-se na ilha os municípios de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Portanto, o nome oficial é Ilha de Upaon-Açu. PRONTO!  O resto são apenas cognomes que caiu no péssimo gosto de alguns ludovicenses que insistem em chamar “jamaica brasileira”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Respostas para Ilha de Upaon-Açu

  1. Thallysson Taumaturgo disse:

    Pow prof° saudades de vc cara, lembro muito de suas aulas no Aprovação!
    Cara não gostava muito da disciplina, mas confesso que aprendi cm vc prof°, Graças a Deus e seus ensinos de geografia a mim passados hoje estou na Uema, valeu cara, muito obrigado mesmo (y)
    Abraço 😀

  2. Tiago Ribeiro disse:

    Professor, Hilton Franco, seu breve, poreem honesto esclarecimento me ajudou muito hoje.

    Sou publicitário, diretor de arte, com 15 anos de experiência. Aprecio o valor do conhecimento compartilhado.

    Muito obrigado!