Instituto Rio Branco e CNPQ promovem processo seletivo com remuneração de R$ 25 mil

Jornal A Crítica de Manaus-AM

 Instituto Rio Branco e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão com as inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia.

A oportunidade é destinada aos candidatos negros, que tenham concluído ou irão concluir curso superior em 2011. Os selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 25 mil, pago em parcelas entre os meses de março a dezembro de 2011. O benefício deve ser investido na compra de material didático e pagamento de cursos preparatórios para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, realizado anualmente pelo Instituto.

As inscrições podem no período de 8 a 26 de novembro, por meio do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/irbrbolsa2010. A participação é gratuita.

Além da inscrição, é necessário que o candidato envie, via Sedex, cópias dos documentos exigidos pelo edital. No envelope devem constar as seguintes informações: “Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia”, Central de Atendimento do CESPE/UnB, Caixa Postal 4488, CEP 70904-970, Brasília/DF.

O processo seletivo terá prova objetiva prevista para ocorrer dia 11 de dezembro, e prova de redação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com previsão para 12 de dezembro.

As provas serão aplicadas nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Macapá/AP, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

Os documentos enviados pelos candidatos serão submetidos à um processo de análise . haverá ainda uma Entrevista Técnica, a cargo de Comissão Interministerial. Essa etapa, considerada uma das mais importantes do Processo, ocorrerá em Brasília/DF.