Jornal Pequeno indica blog do Hilton Franco para consulta sobre questões com suspeita de plágio da Fundação Sousândrade

A reportagem publicada terça-feira (22/12) nesta página com o título Veja quais são as questões da Fundação Sousândrade que estão sob suspeita de plágio em concurso no Maranhão, foi indicada pelo Colunaço do Pêta deste domingo (27), para os leitores do Jornal Pequeno.

O blog do Hilton Franco foi o primeiro a noticiar sobre o suposto plágio das questões no concurso para professor do estado do Maranhão. Foram publicadas seis questões com indício de plágio, mas segundo os professores o número é bem maior.

‘Há plágios também em questões de Inglês, História e Física’, disse um professor em um grupo de WhastApp. O blog vai apurar quais são as questões e publicar.

Veja na integra  o que foi publicado pelo Jornal Pequeno.

Lembram essa, que Dr. Pêta publicou no mês de agosto passado???!!! “Uma empresa organizadora de seletivo simplificado age como verdadeiro ‘coringa’: realiza certame, cede mão de obra terceirizada, oferta cursos de pós especialização e mestrado…, isso para não falar de alguns registros no Colunaço de plágio em questões de concursos como os de Imperatriz e Grajaú (o do IFMA está sub judice)”!!!

Pois bem, no final de semana retrasado foi realizado o concurso da Seduc, organizado por empresa vinculada a uma universidade recheada de doutores e mestres qualificados, para formular questões inéditas, tendo em vista a visibilidade nacional do certame!!! Porém, pelo visto, optou-se pelo caminho mais econômico: tirar as questões da web!!!

Meu amigo, a ‘grita’ é geral nas redes sociais…, e, em função da impossibilidade de alguns candidatos em formular recursos pessoalmente junto à fundação ou por meio do obsoleto fax, Dr. Pêta vai dar uma ‘mãozinha’ e enumerar algumas questões possivelmente objeto de plágio ou gabarito equivocado!!! Já que estamos falando de informática, os quesitos 16 (Banca Instituto Federal – PB), 17(Banca CRF-TO) e 19 (Banca Faperp-2015), todos disponíveis no site QConcursos!!!

A questão 30 versa sobre LDB e vai contra a Lei Nº 13.006/14, que, em seu artigo 8º, fala sobre a obrigatoriedade em exibição de filmes nacionais por, no mínimo, 2h mensais, em vez de 2 horas semanais, conforme o gabarito!!! A questão 59 da prova de História traz o gráfico populacional da Europa entre os anos 1300 e 1400!!!

Segundo o professor de História, Carlos Vieira (Lisboa-PT), entre as causas para o declínio populacional neste período estão a guerra, a peste negra e a fome, divergindo do gabarito oficial, que aponta retração do capitalismo!!! Bom, sem delongas, segue o link do blog do Hilton Franco (http://hiltonfranco.com.br/veja-quais-sao-questoes-da-fundacao-sousandrade-que-estao-sob-suspeita-de-plagio-em-concurso-no-maranhao/), com várias questões da prova disponíveis na internet!!!

Pior é que se anular o concurso vão continuar os contratos temporários…, e, em ano de eleição, novo certame com mais vagas e nova empresa em 2017!!!