Maior estátua de Jesus Cristo do mundo agora fica na Polônia.

Correio Braziliense

Milhares de fiéis participaram da inauguração religiosa da maior estátua de Jesus Cristo do mundo, um monumento que supera os 52 metros de altura, domingo(21), em Swiebodzin, na Polônia.

Os atos começaram com uma grande missa no santuário da Misericórdia Divina e continuaram com uma peregrinação pelo local onde fica o monumento, construído com doações privadas, em sua maioria dos 21 mil habitantes de Swiebodzin.

A figura mede 33 metros, que correspondem aos 33 anos que Cristo viveu. A eles se somam três metros da coroa, outro número simbólico, já que representam os anos que Jesus dedicou a pregar; e 16,5 metros de pedestal, que serve de apoio para o monumento que tem 52,5 metros.

A estátua – mais alta que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro – ficou pronta no dia seis de novembro. Sua envergadura e peso também são impressionantes: 25 metros e 440 toneladas, respectivamente.

Os últimos elementos da estátua, a cabeça e os braços, foram instalados com ajuda de um enorme guindaste de 700 toneladas, seguindo as instruções de seu desenhista, o sacerdote local Sylvester Zawadski.

Zawadski assegura que foi guiado pelo próprio Cristo em sua obra, cuja concepção começou em 2000 e teve um custo de mais de um milhão de euros.

A imensa figura fica perto da rodovia que une Varsóvia a Berlim, o que permite aos motoristas enxergar o Cristo Rei a vários quilômetros de distância.

Assim como o Cristo de la Concordia, na Bolívia, e o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Swiebodzin é totalmente branca. A única diferença é que a coroa é dourada.