MEC divulga novo calendário do Sisu. Resultado é adiado para o próximo dia 24

Agência Brasil

Com a prorrogação do período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a divulgação dos resultados, antes marcada para o dia 22, foi adiada para 24 deste mês. Os alunos selecionados deverão se matricular nas instituições de ensino entre 27 e 31 deste mês, sempre nos dias úteis. As duas chamadas subsequentes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro. O novo cronograma está disponíve no site do Ministério da Educação (MEC).

» Primeira chamada
Resultado – 24 de janeiro
Matrícula dos candidatos selecionados – 27, 28 e 31 de janeiro

»  Segunda chamada
Resultado  – 4 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados – 8 e 9 de fevereiro

»  Terceira chamada
Resultado – 13 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados  – 15 e 16 de fevereiro

» Lista de espera
Declaração de interesse em participar da lista  – 13 a 17 de fevereiro

As inscrições para o Sisu terminariam terça-feira (18), mas por decisão judicial foram prorrogadas até as 23h59 de quinta-feira (20). O sistema foi aberto e os candidatos enfrentam dificuldades para acessar a página que ficou sobrecarregada por causa do grande número de acessos.

Criada pelo MEC no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 instituições. Para participar do Sisu, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os candidatos devem acessar o site e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade.

Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. Até as 12h desta segunda-feira (17), o sistema recebeu 500 mil inscrições.