Moto Club perde no STJD e está fora da final do Maranhense

Na tarde desta quinta-feira (25) o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu que a vantagem de jogar pelo empate semifinal do segundo turno do Campeonato Maranhense, era do Sampaio Corrêa. O placar foi 4 a 2. Foram 4 votos a favor da vantagem para o Sampaio e 2 votos para que houvesse nova partida entre Moto e Sampaio.

Com a decisão, o Moto está fora da final do segundo turno do Maranhense. 

O Sampaio recorreu ao STJD depois de o TJD-MA ter decidido com cinco votos a favor do Moto, sobre a questão da vantagem. No artigo 11 do Campeonato Maranhense diz que “Na disputa da fase Semifinal as Associações que obtiverem o melhor índice técnico, na soma dos pontos ganhos na Primeira Fase, realizarão as suas partidas na condição de mandantes, com a vantagem de jogar pelo empate”.

Na fase classificatória o Sampaio terminou em segundo lugar do grupo A com 8 pontos, enquanto o Moto foi o primeiro do grupo B com seis pontos. Antes do jogo da semifinal entre as duas equipes, o Sampaio reclamou a vantagem junto à FMF, que se posicionou favorável ao Sampaio.

No jogo único da semifinal, o Moto fez 2 a 0, mas o Sampaio empatou a partida depois que um jogador do Moto foi expulso. Com o resultado, o Sampaio jogou a primeira partida da final do segundo turno contra o Cordino. Placar: 1 a 1.

 Após três dias o caso foi julgado pelo TJD-MA, que se posicionou favorável ao Moto e determinou a marcação da final entre Moto e Cordino no segundo turno.

O Moto chegou a viajar para Barra do Corda para enfrentar o Cordino, mas a partida não aconteceu, pois o Sampaio entrou com um pedido de ação cautelar no STJD para que o Campeonato Maranhense não prosseguisse enquanto o recurso não fosse julgado. A decisão foi aceita inicialmente em caráter liminar pelo presidente Ronaldo Piacente e posteriormente acatada por unanimidade pelo pleno do tribunal.

 Com a decisão desta quinta-feira, além do Sampaio ser confirmado na final do segundo turno, o jogo de ida também mantém o resultado, com o empate em 1 a 1.

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) agora vai marcar o jogo de volta.

O Sampaio jogará pelo empate para garantir o título do segundo turno e jogar mais duas partidas contra o próprio Cordino, campeão do primeiro turno.   Caso o Cordino vença o jogo será campeão Maranhense de 2017 e o vice campeão será o Imperatriz.