Multidão sai às ruas para protestar contra construção de presídio em Riachão-MA

Governo Roseana quer construir onze presídios no Maranhão. Na Suécia quatro presídios foram fechados por falta de presos.

Uma multidão saiu nas ruas de Riachão-MA (a 860 km de São Luís), nesta quarta-feira (15) para protestar contra a construção de um presídio que o governo Roseana (PMDB) quer erguer no município.

Para a população, a construção do presídio na cidade poderá trazer insegurança. ‘Nós vivemos em uma cidade tranquila. A gente pode sentar nas calçadas e com esse presídio vai tirar nossa tranquilidade. Nascemos, crescemos e investimos nessa cidade e nós queremos a paz’, afirmou o empresário Américo Coelho de Sousa

Uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores para tratar do assunto. Segundo o sub-secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Mário Leonardo Pereira Júnior, não haverá aumento de violência com o presídio. A opinião da população será levada para análise no governo.

O presidente da Câmara dos vereadores de Riachão também é contra o presídio na cidade. “A gente entende que a nossa infraestrutura é precária para abrigar um presídio. A gente não tem aqui um contingente policial. Falta muita coisa. Além disso, temos a questão do turismo, que é muito forte aqui. Um presídio pode barrar o turismo”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Riachão, Aruilton Paz Gomes (PSB).

Nas redes sociais os riachãoenses repudiam a construção do presídio. ‘Se o Brasil todo foi às ruas reivindicando mais segurança, educação, saúde e transporte de qualidade, impossível seria o povo de Riachão não se indignar de tantos desmandos e abandonos de que foram vítimas. A questão do presídio em Riachão é que além de piorar a segurança da cidade ainda trás a síndrome do pânico para o povo do município. Nós Riachãoenses devemos sim nos revoltar, mas esta luta deve ser apartidária, sem promoções pessoais, mas sim visando a paz e a tranquilidade da família riachãoense,’ comentou a estudante Tatiana Leitgeb.

O presídio de Riachão terá com capacidade para 230 detentos. O município tem apenas oito policiais para cuidar da segurança de 20.011 habitantes.

Fotos: Do Facebook de  Paula Coelho

Saiba mais

Com medo de protesto, prefeito de Brejo-MA diz que Roseana cancelou a construção de presídio no município