O discurso de posse da prefeita Aparecida Furtado

O editor deste site recebeu através de e-mail, enviado por Deusilene Diniz, o discurso de posse da prefeita Aparecida Furtado (PV), realizado na terça-feira (2), na Câmara Municipal de Paraibano-MA.

No discurso, a prefeita agradece a oportunidade de administrar a cidade pela quarta vez ressaltando que governará para todos. Relata o caos no setor da saúde, educação e limpeza pública.

“A saúde em nossa cidade está com sérios problemas, não tem medicamentos, não tem ambulâncias e os médicos nada podem fazer no atendimento a seus pacientes”, pontuou Aparecida.

Discurso de posse de Aparecida Furtado

Quero cumprimentar a presidente desta casa, Ana Célia de Sousa da Silva, na qual saúdo a todos os  vereadores aqui empossados.

Cumprimentar a vice-prefeita Rejany Sá Gomes Correia Dias em nome da qual cumprimento a todos os ex-prefeitos e ex-vereadores.

Saudar as demais autoridades.

“POVO QUERIDO DE PARAIBANO”

Pela graça de Deus e a vontade do meu povo, mais uma vez estou com o compromisso de administrar a nossa querida Paraibano. Antes de tudo obrigada por mais essa oportunidade.

Como todos sabem, o farei com o carinho de sempre e muito mais perseverança. Colocarei em prática, juntamente com minha equipe de governo, toda a experiência de que já disponho para cada vez mais aprimorar nossa administração.

Minha gente, iniciar um novo mandato é um rejuvenescer de novas expectativas e novas metas. É comparável a um iniciar de ano novo que se inicia ou, mais ainda, o ver nascer de uma criança. E o renovar de esperanças.

A confiança em mim depositada será defendida e respeitada,  Aos homens, mulheres, idosos, jovens e crianças tomando mais esse mandato como uma missão que me foi confiada e que será cumprida com todo o desvelo e cuidado.

Procurarei olhar a todos, correligionários e adversários, com a visão de um administrador político estadista. Cuidaremos prioritariamente do interesse maior da coletividade, sem em nenhum momento descuidar dos interesses individuais de cada um dos meus cidadãos.

Administrar exige sempre um plano de ação. Uma visão de todo o município. Uma meta a ser atingida. Mas, como administrar uma cidade onde meu antecessor fez de tudo pra prejudicar não a minha pessoa, mas toda uma população. Gente! A saúde em nossa cidade está com sérios problemas, não tem medicamentos, não tem ambulâncias e os médicos nada podem fazer no atendimento a seus pacientes. São encaminhados para cidades vizinha em carros sem nem uma proteção e segurança para o paciente. São encaminhamentos que naturalmente poderiam ser atendidos em nossa cidade, se tivesse o necessário, mas, a realidade é essa na qual falo a todos vocês. E isso pode ser comprovado, basta alguém ir ao hospital para comprovar o que estou dizendo.

A fisioterapia está com aparelharem toda quebrada, deixando de prestar assistência a pacientes vítimas de derrame, paralisia cerebral, acidentes de trânsito, entre outras, é uma tristeza ver uma área da saúde que foi implantada no meu governo, fechada por falta de manutenção da aparelhagem.

É preocupante ver as pessoas brincarem com bem mais precioso do ser humano que e a saúde. Meu povo, precisamos urgentemente tomar providencias que amenizem essa situação de calamidade para com as pessoas que precisam de assistência médica hospitalar.

E como a saúde é uma das prioridades do meu governo, daremos Inicio a partir do dia 2, ou seja, amanhã a um grande mutirão da limpeza, onde serão envolvidos todos os seguimentos da nossa sociedade. De já convoco a todos os Paraibanense a nos ajudar nessa primeira empreitada, pois nossa cidade encontra-se em estado deplorável, agonizantes de cuidados.

Por isso meu povo peço encarecidamente que todos, os homens, mulheres, jovens e crianças nos ajudem a limpar a cidade, porque daqui a cinco dias Paraibano completará 60 anos de Emancipação Política. E nós não queremos de forma alguma receber nossos conterrâneos com a cidade nesse estado.

Para tanto, peço a todos que nos ajudem da forma mais simples: limpem a frentes de suas casas e coloquem o lixo na porta, evitem jogar lixo nas ruas e vias públicas, nas margens das estradas, seja da BR ou das estradas vicinais. Vamos juntos mudar esse cenário.

É nosso compromisso fazer com que a coleta de lixo seja regular e constante. Todos os caminhões de coleta passarão sempre nos mesmos dias e horários. Assim todos podem colaborar com a limpeza pública de forma simples e efetiva.

Reativaremos, nos próximos 90 dias de governo todas as unidades públicas de saúde, tanto na sede e como no interior. Durante nosso mandato teremos como meta primordial dar aos nossos médicos, enfermeiros e servidores do sistema de saúde condições dignas de trabalho. Com isso o nosso povo terá atendimento digno e de qualidade. De já convido a todos para se engajarem também nessa meta.

Direcionaremos também, nosso olhar a Educação, porque acredito que educação se faz com qualidade e responsabilidade. Objetivamos incentivar as nossas crianças, jovens e adultos a aprimorarem seus conhecimentos e, principalmente, colocando-os em pé de igualdade para concorrerem com todos os demais candidatos do país às melhores faculdades e aos melhores concursos.

Daremos especial atenção aos projetos direcionados à juventude. Para tal, já conseguimos junto a IFMA – Instituto Federal e Ciência e Tecnologia do Maranhão, dois cursos profissionalizantes para os jovens da nossa cidade. Sendo eles: O curso de Montagem e Manutenção de Computadores e Auxiliar Administrativo. Esse é apenas uma dos vários cursos que queremos trazer pra qualificar nossos jovens.

Visitando as escolas, pude constatar tamanha falta de compromisso como o bem público. Os prédios estão abandonados, alguns com reformas inacabadas, outros com o mato adentrando no prédio, salas a céu aberto com tantas goteiras, carteiras quebradas, bebedouros sem funcionar, computadores queimados,  enfim, em um completo estado de abandono.

Precisamos o quanto antes mudar esse cenário que ai está. Porque a Educação nos faz enxergar com outros olhos o que acontece à nossa volta e nos ajuda a sair da resignação mortal para o desejo ativo de que as coisas melhorem.

Acredito fielmente que podemos sim fazer uma educação de qualidade, porque temos um quadro de professores altamente qualificados e comprometidos com o seu trabalho.  Vamos juntos colaborar para que as coisas mudem. Quero neste momento, me comprometer de ir à busca de uma instituição de referência para vir dar suporte aos nossos diretores, professores, coordenadores, enfim, a todos os servidores que fazem a educação em nossa cidade.

Minha gente! Temos grandes desafios a ser superado nessa administração. Pontuarei alguns para que vocês saibam como estamos recebendo a prefeitura.

– Temos 10 poços artesianos quebrados por falta de manutenção. Vejam vocês, um bairro como Residencial com quase 2.000 habitantes está sem água há praticamente um mês. Sem contar com as comunidades do interior que vem sofrendo com a falta d’água;

– O Centro de Convivência de Idosos e todos os programas sociais do governo federal como: PETI, PROJOVEM, CRAS, CREAS fechados por simples descaso da secretária. São centenas de idosos, jovens e crianças prejudicadas.

– Os carros foram depenados e jogados no pátio do hospital e do pátio de vaquejada sem as menores condições de funcionamento;

– As escolas, as secretárias, o hospital e os demais órgãos públicos estão cheios de irregularidades.

A verdade minha gente, é que as pessoas viam que a coisa andava mal, mas ficaram de mãos atadas por não saber que atitude tomar, porque tinha medo da reação dos responsáveis pelo governo anterior.  Tenho certeza que a população está indignada, com essas atitudes maléfica e inaceitável praticada pela equipe administrativa anterior. É muito difícil iniciar uma administração com tantos problemas a serem resolvidos coisas simples, mas, valiosas, porque se evitaria gastos desnecessários que poderiam ser evitados.

Outra grande desafio que enfrentaremos é com relação a juventude, não podemos mais permitir o alto índice de acidentes fatais que ocorre entre os nossos jovens, principalmente aos finais de semana, causando-lhes a morte e deficiências em virtude da direção perigosa associada ao consumo excessivo de álcool. Nossos jovens são o nosso maior patrimônio. É a certeza do nosso futuro. Não podemos perdê-los para o álcool, as drogas, a violência e principalmente aos acidentes que podem perfeitamente serem evitados. O uso do som estrondoso na madrugada em horas indevidas, vamos procurar fazer valer a lei do silêncio. Nesse sentido seremos implacavelmente combatentes.

Dentre as nossas metas, procuraremos construir uma área alternativa de lazer, não só quadras esportivas, mais e principalmente áreas direcionadas a todas as faixas etárias, incentivando com isso as reuniões de famílias e amigos.

Senhores, tudo que lhes falo nesse momento é viável e é possível ser feito, mas, precisaremos de tempo e compreensão da população no sentido de aguardar a elaboração de projetos para aquisição de recurso junto ao governo estadual e federal como também os nossos deputados. Nós temos tempo, boa vontade e confiança de que juntos conseguirem trazer melhorias para nossa gente.

Estou aqui pela vontade de vocês, o que mais uma vez agradeço. Mas, a Prefeita e Câmara sem o apoio do povo nada podem e nada fazem. Peço a todos, que se engajem nesse nosso projeto administrativo e façam cada um a sua parte, para podemos lograr êxito nessa missão que por vocês me foi confiado.

 Prometo me dedicar para que a coisa dê certo desde o inicio até o final, cuidando e acompanhando todos os setores de minha administração. Porque acredito que trabalhar em equipe é ter  respeito, humildade e atenção igualitária a todos como sempre o fiz. Eu e minha família sempre tivemos esse comportamento e continuaremos a tratar bem as pessoas como sempre fizemos, e quero dizer que o poder nunca subiu e jamais subirá as nossas cabeças, porque o poder é passageiro e as pessoas, as amizades ficam pra sempre. Eu não tenho dúvida que com essas atitudes vá fazer uma diferença importantíssima no desenvolvimento do município.

Quero finalizar minhas palavras, agradecendo a presença de todos os Paraibanense em nos prestigiar nesse momento tão importante para o progresso de nossa querida Paraibano.

Muito Obrigada por dividirem comigo esse momento.

Conto com vocês. Contem comigo.

Um forte abraço a todos.