Operações da Polícia Federal em 2011 já prenderam 63 pessoas

Hilton Franco

Do site da Polícia Federal

Resumo das Operações – 2011

Cupim

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal desencadeou, no dia 5 de janeiro, a Operação Cupim, contra o corte clandestino de árvores vitalizadas (madeira de lei) na Mata da Cutia e na Serra da Cachoeira, no interior da Reserva Indígena Guarani, no município de Carmésia/MG. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

Recreio

Rondonópolis/MT – A Polícia Federal realizou quatro prisões e fez o indiciamento duas pessoas, no dia 11 de janeiro, durante a Operação Recreio contra o tráfico local de entorpecentes. Após alguns meses de investigação foram colhidas provas contra indivíduos que eram suspeitos de longa data de abastecer diversas “bocas-de-fumo” no município de Rondonópolis e região.

Máscara de Ferro

São Paulo/SP – A Polícia Federal em São Paulo realizou, no dia 13 de janeiro, a Operação Máscara De Ferro, com o objetivo de desmantelar organização criminosa que atuava no Centro de Tratamento de Correio Internacional (CTCI) em Jaguaré, onde se realizam operações internacionais de liberação de encomendas postais importadas. O objetivo da operação é cumprir 39 mandados de busca e apreensão na grande São Paulo.

Dallas

Curitiba/PR – A Polícia Federal em Paranaguá desenvolve hoje, 19, em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público Federal, a Operação Dallas para repressão de crimes apurados ao longo de investigação conduzida perante o juízo da Vara Federal de Paranaguá.

Grammata

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou, no dia 19 de janeiro, a Operação Grammata para reprimir crimes contra o sistema financeiro nacional, falsidade documental, estelionato e lavagem de dinheiro. Estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

Afluente

Vila Velha/ES – Com objetivo de reprimir o tráfico de drogas no norte do Espírito Santo, a Polícia Federal iniciou no final do mês de agosto/2010 a Operação Afluente, que tinha como principal alvo um traficante do distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra/ES.

Salva-Vidas

Palmas/TO – No dia 19 de janeiro, foi deflagrada a parte final da Operação Salva-Vidas, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão, de prisões preventivas, que estão sendo cumpridos simultaneamente nas cidades de Conceição da Barra, Pinheiros, Barra de São Francisco e Vila Velha, no ES, Mucuri, na BA, e Ariquemes, em RO. Foi preso em flagrante o proprietário e responsável técnico de uma rede farmacêutica em Palmas. No estabelecimento foram apreendidas grandes quantidades de medicamentos falsos, proibidos e controlados vendidos irregularmente, além de receituários de controle especial em branco, assinados por médico.

Geleira

Teresina/PI – A Polícia Federal no Piauí, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União-CGU e com o Ministério Público Federal, deflagrou, no dia 19 de janeiro, a Operação Geleira, na qual há participação de 325 policiais federais de vários estados e 28 servidores da Controladoria Geral da União-CGU.

Mitos

Curitiba/PR – A Polícia Federal em Curitiba desenvolveu, no dia 26 de janeiro, Operação Mitos destinada ao cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal na capital, para a coleta de provas em torno da investigação que apura o uso ilegal das estruturas física e funcional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná para o favorecimento pessoal de alguns responsáveis.