Paraibano-MA. Feliz Aniversário

Paraibano-MA (Foto:Hilton Franco)

Hilton Franco

O município de Paraibano-MA, completa hoje  58 anos de existência. Localizado na Microrregião das Chapadas do Alto Itapecuru, distante 504 Km de São Luís, o município possui 531 Km² e uma população de 20.104 habitantes de acordo com o IBGE.

Histórico

Em 1920, chegava ao local onde hoje se situa a cidade, o paraibano Antônio Brito Lira, acompanhado de seus familiares, em busca de melhores condições de vida, já que a seca assolava seu Estado. Alí, já encontrou o Sr. José Fernandes que residia só e se dizia dono das terras e de quem, mais tarde, Antônio Brito adquiriu a gleba. O novo proprietário, então, deu início à exploração agrícola, alcançando grande sucesso na produção.

Com a chegada de novos moradores, foi o povoado progredindo e tomando outro aspecto, com a construção de casas de telha, abertura de estabelecimento comerciais e crescimento elevado da produção agrícola, ao ponto de ter que exportar os produtos, até para outros Estados.

Em 1931, João Brito Lira organizou uma “feira”, onde todos pudessem comercializar seus produtos, causando grande repercurssão, além dos resultados positivos auferidos pelos produtores. Em 1937, foi construída a capela de São Sebastião, Padroeiro do lugar. Em 1945, os filhos de Antônio Brito Lira, mandaram construir um mercado, para onde foi transferida a “feira”. Em 1952, o povoado que já se equiparava à sede, “Pastos Bons”, foi elevado à categoria de município pela lei nº 841, de 30 dezembro, com o nome de Paraibano, em homenagem a seu fundador. A área integrante do atual município foi desmembrada de Pastos Bons.

Gentílico: paraibanense

Formação Administrativa:

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Paraibano, pela lei estadual nº 841, de 30-12-1952, desmembrado de Pastos Bons. Sede no atual distrito de Paraibano ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Outras características –

Em julho, é realizada a Grande Vaquejada de Paraibano, uma das maiores e mais tradicionais do estado do Maranhão, atraindo um grande número de turistas de todo o estado, e também do vizinho estado do Piauí.

Fonte: IBGE

Programação cultural dos 58 anos de Paraibano

De acordo com informações de um site local, a programação será:

  • 6:00 h queima de fogos
  • missa na igreja matriz às 7h30
  • comunitário, em frente ao BB após a missa
  • 9:00 no Ginásio Poliesportivo Gaspar Coêlho, haverá torneio de futsal

À tarde, a partir das 16h, o prefeito Sebastião Pereira de Sousa, o Sebastião Pitó (PTB), tem a seguinte programação:

  • inauguração da pavimentação do pátio do parque de vaquejada
  • inauguração prédio da corporação da Polícia Militar na BR 135
  • inauguração do calçamento das  ruas: no Bairro Residencial (João Furtado), Rua Tiradentes na Vila Aparecida, Rua 7 de Setembro no Centro
  • inauguração dos  Kits Sanitários e Casas Populares
  • entrega de 01 ônibus escolar
  • entrega de 01 Patrol mecanizada

O encerramento das festividades paraibanense acontecerrá na Praça Sérgio Coelho, com o sortei de 200 prêmios e show com a desconhecida Banda Rosa Shote. Que banda é essa hein??

Eu como paraibanense de coração, desejo um Feliz Aniversário a quem faz o dia de hoje ser mais feliz. Parabens Paraibano-MA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Respostas para Paraibano-MA. Feliz Aniversário

  1. Erasmo Lima disse:

    A banda e Rosa Choque fui um show dela em Teresina no Piauí Fest,toca forró ela,tem uma cantota linda,pense!

  2. Alerson Gama disse:

    Olha so passei a conhecer paraibano por fato de uma colega aqui de SP fiquei surpreso pela alegria das pessoas da cidade.

  3. Alerson Gama disse:

    Olha so passei a conhecer paraibano por fato de uma colega aqui de SP fiquei surpreso pela alegria das pessoas da cidade. Sou de Ilhéus Bahia

  4. Sheila alves disse:

    Eu tive o prazer de nasce e morar nessa cidade maravilhosa e cheia de encantos. Eu tenho orgulho de ser paraibanensa.

  5. nildimar moreira disse:

    Conheço paraibano e adoro esta cidade