Prefeitura de Belém-PA abre 2,5 mil vagas na saúde

Diário do Pará

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria de Saúde (Sesma), iniciou dia  (26) as inscrições para o concurso público que deve preencher 2.573 vagas na área da saúde municipal. As vagas serão disponibilizadas para os níveis fundamental, médio e superior.

Segundo a Sesma, o maior número de vagas é para os agentes comunitários de saúde (1.115) e para os agentes de combate de endemias (843). De acordo com o diretor geral da Sesma, Marcus Alvarez, a maior quantidade de vagas nessa área é para triplicar os agentes que irão trabalhar no combate a endemias. “Tínhamos contratos temporários que encerraram. Agora resolvemos preencher as vagas com concursados”.

Ele também afirma que as outras vagas disponíveis no concurso são para fechar lacunas existentes com profissionais que estão faltando. “Por causa de possíveis surtos que possam acontecer de dengue e malária, temos que preencher as necessidades”. As outras vagas são para cargos de médico generalista (117), enfermeiro (117), psiquiatra (8), nutricionista (4), farmacêutico (4), educador físico (4), técnico em enfermagem (234) e assistente administrativo (117).

Ainda segundo a Sesma, existe a necessidade de novos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que vão atuar diretamente no Programa Saúde da Família (PSF), para reforçar as equipes que hoje estão carentes de médicos e ampliar o quadro para a criação de novas equipes. Já o programa Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que tem ações conjuntas com o programa “Saúde da Família”, também será reforçado e ampliado para dar uma cobertura de cerca de 70% aos bairros de Belém, com a contratação de 1.125 agentes comunitários de saúde, para atendimentos nos oito distritos administrativos de Belém.