Professor Hilton Franco discursa na manisfestação dos sem-terra em Floriano-PI

Hilton Franco

Professor Hilton Franco discursa a favor dos sem-terras em Floriano-PI.Foto:Antonio Carlos.

O professor Hilton Franco, participou na manha de quinta-feira (27), juntamente com os ocupantes das terras próximas ao Cajueiro II, em Floriano-PI, de uma manifestação pelas ruas do centro da cidade piauiense.

Coincidentemente vestido com roupa vermelha, Hilton chegou a ser confundido com um sem-terra em meio aos 600 manifestantes, que portavam bandeiras na mesma cor nas mãos e reinvidicavam o direito a ficar nas terras e construir suas moradias.

Durante o percurso, Hilton fez o contundente discurso contra os latifúndios do Piauí e  disse aos líderes do movimento que lutam pela posse da terra e aos seus liderados para nao se intimidarem com a tentativa de expropriação das terras por capangas e jagunços a mando dos grileiros e grandes proprietários de terra. Solicitou ainda que os manifestantes acampem na Câmara Municipal de Floriano, nao destruisse o patrimônio público e nem entrasse em choque com a polícia.

MST faz manifestação nas ruas de Floriano-PI.Foto:Hilton Franco

Em seu discurso Hilton Franco, relembrou o slogan do MST afirmando que terra não se ganha, se conquista. Também disse que  a terra tem que exercer sua função social que é produzir, sendo ovacionado por todos do movimento que questionaram quem era a pessoa que falava ao microfone. Após os questionamento, Hilton se identificou e desejou vitória aos trabalhadores rurais e sem terras.

Em seguida o líder do movimento Tony Ramos, pediu uma posição dos vereadores que ocupam o lesgislativo municipal, para fazer uma negociação com as 1.125 famílias, que estão ocupando a referida área, e que as mesmas não sejam despejadas e possam construir seu lar.

Os sem-terras  exigiram uma audiência com os vereadores e reclamaram da presença da polícia militar e do GRT que impediu a invasão no prédio da Câmara. Os manifestantes ficaram acampados em frente do poder legislativo e com auxilio de um carro de som faziam pronunciamentos.

Depois de muita insistência os sem-terra foram recebidos pelos vereadores Raimundo Martins e Ana Cleide. Uma conversa com os lideres da manifestação e os parlamentares, acalmou os ânimos.

Leia também: Movimento Sem Terra realizaram manifestação no Sul do estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Respostas para Professor Hilton Franco discursa na manisfestação dos sem-terra em Floriano-PI

  1. maria da conceição torres de oliveira reis disse:

    sou a favor das pessoas que não tem aonde morarem,o governo tem muitas terras,porque não ajudar aqueles que não tem um teto,na hora de pedir voto todos prometem algo,mas nada cumpri,não são invasores,são
    necessitados de um lugar onde morarem.

  2. jose cronemberger disse:

    o prefeito deveriam desapropiar essas terras e dar relmente dar pra quem não tem um lar para morar terras inprodutivas abandonadas uma vergonha nem todo vereador de floriano não sabe a onde e o perimetro urbano da cidade
    mais as eleições vem aaaiiiiii sim eles vão procurar essas pessoas o povo tem que dar o troco pra eles e nas urnas