Professores da rede estadual de ensino paralisam aulas em Gonçalves Dias (MA) devido as péssimas condições da escola

Blog do Adonias Soares

escola de Gonçalves Dias 2

escola de Gonçalves Dias 1

profesores

Um grupo de professores da rede estadual de ensino do município de  Gonçalves Dias, distante 320 quilômetros de São Luis, está programando para o final da tarde da próxima sexta-feira (28/08) uma manifestação em repúdio às péssimas condições do Centro de Ensino Professora Sulamita Lúcio do Nascimento

“Nossa escola é uma das mais antigas da cidade e está em situação de calamidade, além da falta de estrutura e de material para se trabalharmos, estamos correndo riscos iminentes de uma tragédia, visto que a fiação elétrica vive tendo problemas e pegando fogo”, denuncia o professor Relve Marcos.

As aulas estão paralisadas desde a última sexta-feira (21/08), e os professores dizem que não voltam a lecionar enquanto uma providência não for tomada por parte do governo do estado. “Os alunos estão vindo pra escola e estão tendo aula de cidadania, estamos confeccionado faixas e cartazes e conscientizando cada um deles para importância de termos uma escola digna”, afirma Relve Marcos.

A estrutura ou a falta dela, também preocupa os pais de alunos. Revoltados, eles reclamam, mas ao mesmo tempo apoiam a iniciativa dos professores de brigarem por uma escola melhor.

As fotos enviadas ao Blog pelos professores mostram uma escola degradante, em completo abandono, percebe-se que a escola está caindo aos pedaços e em total precariedade, sem condições nem dos alunos estudarem e nem dos professores darem aula.

A situação revoltante levou um grupo de 26 professores a protocolar Unidade Regional de Educação de Presidente Dutra – URE, um ofício contendo uma pauta de 14 reivindicações. O mesmo documento também foi protocolado na Promotoria de Justiça da Comarca de Dom Pedro, conforme abaixo.

Na manhã desta quarta-feira, este mesmo grupo peregrinou também pela URE na tentativa de falar com a Gestora Regional de Educação Maria da Graça. Em vão, a gestora, que mora em São Domingos, não se encontrava em seu local de trabalho. Se contentaram em ser recebidos pela Diretora de Educação Elizângela Dutra Lucena, esposa do Superintendente de Regional Ricardo Lucena. Elizângela prometeu a presença de técnicos do estado, para, na próxima semana fazerem uma avalição da situação caótica do Centro de Ensino Professora Sulamita Lúcio do Nascimento.

escola de Gonçalves Dias 7

escola de Gonçalves Dias 8