Ruas Projetada I e II, no bairro Forquilha

Hilton Franco

As imagens expressam a realidade das Ruas Projetada I  e Projetada II, localizadas no Bairro da Forquilha.Percorri as duas ruas e medi milimetricamente as extensões das mesmas.A Rua Projetada I possui  317 m e  a rua  Projetada II possui 240 m totalizando  557m de buraco,lama, esgoto e lixo.

Rua Projetada I,na Forquilha (317 m).

Rua Projetada II,no bairro Forquilha (240m)

O problema é antigo e segundo os moradores  a revolta dos mesmo já foi noticiada três vezes num telejornal local.

Veja o que dizia as reportagens:

26/06/2010 – 17h38

Situação de rua na Forquilha causa revolta de motoristas

SÃO LUÍS – Motoristas e pedestres reclamam da situação de uma das principais vias do bairro da Forquilha, na Capital. A Rua Projetada II nunca foi asfaltada.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informou que o bairro da Forquilha está incluído na Operação Tapa-Buracos, mas não disse quando os serviços na área serão realizados. Clique no link abaixo e veja o vídeo.

TV Mirante

29/10/2009 – 16h22

Moradores da Forquilha reclamam de ruas

SÃO LUÍS – Na Rua Projetada, na Forquilha, os moradores não sabem mais o que fazer para ter os problemas resolvidos. Um condomínio inteiro sofre com a situação. Faça chuva ou faça sol, a rua está intrafegável por causa dos buracos. Uma vala de esgoto aberta no meio da pista vai de ponta a ponta na rua.

A Caema informou que já pediu à unidade responsável para que seja feito o reparo no esgoto da Rua Projetada. Em relação à galeria, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos comunicou que vai mandar uma equipe técnica ao local para resolver o problema.  Clique no link abaixo e veja o vídeo.

TV Mirante

27/10/2009 – 15h58

No bairro da Forquilha, falta saneamento básico

SÃO LUÍS – O loteamento São Raimundo, na Forquilha, foi criado há nove anos. Para esses moradores, a realização de ter a casa própria. Mas a moradia veio acompanhada de vários problemas.

No loteamento, não há uma rua asfaltada. Falta saneamento básico e a iluminação é precária. Na Rua Projetada, pedestres, motociclistas e motoristas trafegam com dificuldade. Tudo por causa de uma lagoa que se formou no meio da rua. Clique no link abaixo e veja o vídeo.

TV Mirante

O mapa abaixo,do Google Earth, representa as ruas Projetada I e II.

Se as duas vias citadas  fossem drenadas, pavimentadas, sinalizadas e iluminadas seriam uma forma alternativa de desafogar o trânsito caótico da MA 201 – Estrada de Ribamar,rumo a MA 202 – Estrada da Maioba,pois muitos condutores enfrentam todos os dias congestionamentos desnecessário para seguir rumo a  MA 202.

Portanto, a via crusis alternativa continua enquanto uma equipe da Secretaria de Obras de São Luís ou de São José de Ribamar não resolver o imbróglio de forma definitiva.

Certamente quando o prefeito  João Castelo,do qual fui seu eleitor no 2º turno das eleiçoes de 2008,souber da reportagem não medirá esforços,para incluir as referidas ruas no seu amplo programa de pavimentação asfáltica que começa a tornar São Luis,um canteiro de obras,que é a marca de Castelo.

Foto:Hilton Franco