Sete em cada dez brasileiros endividados

R7

A dívida nos cartões de crédito é a maior causa da inadimplência dos brasileiros: 7 em cada 10 consumidores endividados têm algum tipo de atraso no pagamento das parcelas do cartão. É o que mostra o resultado da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) de novembro, divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Consumidor).

O levantamento mostra que 71% dos consumidores endividados tinham problemas com o dinheiro de plástico. A Peic leva em conta a opinião de 17,8 mil consumidores nas capitais de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal.

Os carnês aparecem em seguida como a maior fonte de dívidas – 23,1% dos consumidores disseram ter dado calote no boleto. Completam a lista o crédito pessoal (11,5%), o financiamento do carro (9,7%), o cheque especial (7,6%), além do pré-datado (3,4%) e do consignado (3,3%).

A pesquisa, divulgada na semana passada, mostrou que o número de famílias do país com dívidas ou contas em atraso passou de 58,6%, em outubro, para 59,8%. Em setembro, esse número estava em 59,2%.

A CNC diz que a facilidade do crédito e a renda maior levaram o consumidor a se endividar mais neste ano – e o resultado é o acúmulo de dívidas a pagar. Apesar disso, são essas mesmas condições que podem derrubar a inadimplência daqui pra frente, já que, com salário e trabalho, o consumidor tem como honrar seus pagamentos.

A elevada intenção de consumo proveniente do crescente otimismo em relação ao comportamento da renda e aquisição de crédito levou as famílias a elevar novamente seu nível de endividamento. O crescimento da renda e a manutenção das condições favoráveis de crédito, com facilidades de aquisição, alongamento de prazos e queda dos juros praticados evitam uma escalada da inadimplência no médio prazo.

Comentário meu:

A pesquisa tá certíssima. Eu sou um dos sete entre cada dez brasileiros que devem o cartão de crédito.E os juros hein!!Rsrsrs.