SSP muda comando da PM após onda de ataques à corporação em São Luís

UOL

Dois dias após ataques de grupo armado a dois postos da PM (Polícia Militar) resultarem na morte de um policial, na noite do sábado (9), em São Luís (MA),a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Maranhão decidiu mudar os comandos da corporação e também do Policiamento Metropolitano da capital. Os novos nomes foram anunciados na noite desta segunda-feira (11).

O coronel Aldimar Zanoni Porto, 46, é o novo comandante da tropa da PM em substituição ao coronel Franklin Pacheco. O subcomando da PM também foi mudado, e quem assume o cargo é o coronel João Alfredo Soares de Quadro Nepomuceno, 44. O Comando do Policiamento Metropolitano terá à frente o tenente coronel Marco Antonio Alves da Silva, 44. A cerimônia de passagem deve ocorrer nesta quarta-feira (13).

“Percebemos que essa era uma hora de mudança. Esses oficiais escolhidos para o comando da PM são mais operacionais e estão mais próximos da tropa, que está nas ruas e da qual esperamos ainda mais apoio e empenho”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Aluízio Mendes.

Mendes ressaltou ainda que o trabalho de combate ao crime organizado que vinha sendo desenvolvido no Maranhão será intensificado.

Segundo a SSP, nos últimos 20 dias os policiais prenderam mais de 40 líderes e integrantes de facções criminosas que atuam na região metropolitana, e a polícia acredita que essas ações de combate ao tráfico de drogas motivaram os ataques à corporação.

A SSP informou ainda que dentre as medidas adotadas, serão reforçados o patrulhamento em todos os pontos da capital maranhense, além da unificação do sistema de informações entre as polícias para que as ações ocorram de forma integrada e mais rápida.

Onda de ataques contra PMs

Uma onda de ataques amedrontou os moradores de São Luís neste sábado (9), depois que homens armados invadiram dois postos da PM e atiraram contra policiais que estavam de plantão, sozinhos, em trailers da PM.

O soldado da PM Francinaldo Sousa Pereira, 41, morreu alvejado de tiros dentro do posto policial do bairro Vila Nova. Já o sargento Marco Antonio Correa Cutrim foi baleado no posto da polícia do bairro de Fátima. Durante a invasão ao trailer, uma mulher levou um tiro disparado por um dos suspeitos.

Na madrugada do domingo (10), ocorreram outras ações criminosas. Duas delegacias, localizadas nos bairros São Francisco e Turu, tiveram portões e fachadas perfurados por tiros de arma de fogo.

Ainda no sábado, dois ônibus da linha do Bequimão e da Alto da Esperança/Tamancão foram incendiados após serem assaltados. Antes dos ataques, o dinheiro das passagens foi roubado e os passageiros também tiveram os pertences levados.

Perfil do novo comando

O novo comandante da PM, coronel Aldimar Zanoni Porto, tem 27 anos de PM e era chefe do Comando do Policiamento de Área, em Bacabal; ele foi comandante do 3º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em Imperatriz.

O coronel João Alfredo Soares de Quadro Nepomuceno tem 26 de polícia e até então ocupava o cargo de comandante de Policiamento Metropolitano de São Luís. Ele foi chefe do Estado Maior do CPM (Comando da Polícia Militar).

O coronel Marco Antonio Alves da Silva tem 26 de polícia e antes de assumir o comando de Policiamento Metropolitano chefiava a Agência Central de Inteligência da PM. Ele foi comandante do 4º BPM, sediado em Balsas, e também comandante do 3º BPM, em Imperatriz.