Trem-bala ficará pronto até as Olimpíadas de 2016, diz ANTT.

UOL

BRASÍLIA – O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse hoje que o trem-bala, que interligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, ficará pronto até os Jogos Olímpicos de 2016, mesmo com o adiamento do leilão para abril de 2011. 

Figueiredo afirmou que cronograma das obras não sofrerá qualquer alteração, e foi enfático ao responder sobre a possibilidade o empreendimento ser concluído após 2016. “Sem a menor dúvida (o projeto estará concluído antes)”. 

O diretor da ANTT disse que o “caminho crítico” de todo o processo de execução das obras está relacionado ao licenciamento ambiental. Ele ressaltou que toda a responsabilidade de obter as licenças está com o governo, que já mantém uma ação coordenada entre as áreas de transportes e meio ambiente para conferir celeridade à liberação. 

Segundo Figueiredo, o governo concluirá a primeira fase de licenciamento com a obtenção da licença prévia, programada para ser emitida no final de 2011. 

Foto:Pesquisa no Google

Nota do professor Hilton Franco. 

Quem quiser viajar de trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo deverá pagar no máximo R$ 199,80 pela tarifa na classe econômica em um percurso estimado em uma hora e 33 minutos.

Avelocidade máxima operacional será de 300Kh/h.

Clique aqui e saiba mais detalhes do projeto do trem bala