Turistas são ‘pichados’ após vandalismo em praia em Guarujá (SP)

Folha de São Paulo

Um casal de turistas teve o corpo manchado com tinta spray e foi retirado da praia Branca, em Guarujá (a 86 km de São Paulo), após um ato de vandalismo em uma rocha no domingo de Páscoa (20).

Usando uma lata de tinta e um rolo, o casal pintou a inscrição “ABC” numa rocha, em provável alusão à região da Grande São Paulo. O ato foi percebido por outros turistas e moradores da comunidade, que repreenderam o casal.

Segundo Mariana de Oliveira, monitora ambiental e integrante da Associação de Comércio e Camping da Prainha Branca, os moradores da comunidade pediram, inicialmente, para o casal limpar a rocha. “Eles se negaram e acharam ruim. Disseram que iam pichar a praia toda”, afirmou.

A monitora disse que a atitude do casal foi “lamentável”. “Poderiam ter trazido uma mudinha de planta e não uma lata de tinta.”

O presidente da Sociedade Amigos da Prainha Branca, Márcio dos Santos, disse que a pichação se tornou hábito de alguns turistas que frequentam a região, principalmente aos feriados.

De acordo com a Polícia Civil, nenhuma pessoa envolvida no episódio havia registrado ocorrência até a tarde desta quinta-feira (24).