Umidade relativa do ar em Paraibano-MA chega a 40%

Hilton Franco, com informações do G1

Mapa do Inmet que mostra as diferenças de umidade entre várias áreas do Maranhão; regiões com menores índices estão marcadas pelas cores amarelo claro e escuro (Foto: Inmet/Divulgação)

Mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que em Paraibano-MA e demais municípios localizados na  microrregião das Chapadas do Alto Itapecuru, a umidade relativa do ar está em torno de  40%. Caso chegue a 30%, é considerado crítico pela Organização Meteorológica Mundial.

De acordo com o professor Hilton Franco, a explicação predominante para a baixa umidade é o inverno,( de 21 de junho a 23 de setembro), que tem temperaturas amenas e tempo seco. O chamado efeito continentalidade, que é a distância do oceano, torna essa região com  índices  menores.

O Inmet alerta que, no fim do inverno, nos últimos dias de agosto e início de setembro, o tempo seco pode se intensificar. “Com a elevação natural da temperatura no fim do inverno, aumenta o fenômeno de evaporação e a umidade cai.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o ideal para o corpo humano é uma umidade acima de 65% e temperatura de 24 graus. Quando o índice fica abaixo de 30%, quadro considerado crítico pela Organização Meteorológica Mundial, as autoridades locais devem ser alertadas.

Sintomas no corpo

  • Ressecamento de mucosas – por causa desse ressecamento, o nariz e os olhos podem ficar irritados. No nariz, como os vasos são muitos superficiais, o ressecamento pode causar sangramento.
  • Outra consequência relacionada ao ressecamento da mucosa do nariz é a maior vulnerabilidade a viroses. “Com a umidade natural da parede do nariz, vírus e bactérias aderem e ali morrem.
  • Já nas peles mais sensíveis, a secura pode causar fenômenos alérgicos, como a dermatite atópica.
  • Outro fenômeno relacionado ao tempo seco é o eczema, que gera inflamação e irritação, com formação de placas vermelhas e engrossamento da pele.

Para consultar dados sobre a umidade, pressão atmosférica, nebulosidade, pluviosidade e insolação referentes a Paraibano-MA, clique Instituto Nacional de Meteorologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Resposta para Umidade relativa do ar em Paraibano-MA chega a 40%

  1. Arlen coelho disse:

    num vai passar mal po lá professor. kkkkkkkkkkkkkkk