Vai começar o horário de verão

Hilton Franco

O horário de verão 2010, entra em vigor no Brasil dia 17 de outubro e terminará dia 20 de fevereiro de 2011.Nesse período os brasileiros das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, adiantaram os seus relógios em uma hora.

Dados do Ministério das Minas e Energia registram que nas regiões onde o horário de verão foi adotado ,houve uma redução da demanda de energia elétrica em 5%.

O objetivo da adoção do horário de verão é substituir a utilização da luz artificial pela luz natural.

O adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência.

Porque adotar o horário de verão nessa época?

Estamos oficialmente pelo calendário na estação da primavera ( 23/09 a 21/12) ,no hemisfério sul e o Sol no seu deslocamento aparente anual atingirá o Trópico de Capricórnio(23º S),dia  21  de dezembro,data que assinala o início do Solstício de Verão (21/12 a 21/03),no hemisfério sul.

Nessa época os dias tornam se longos e as noites curtas no hemisfério sul,daí a importância de adotar o horário ,pois a insolação é maior nesse período.Para aproveitar a máxima insolação, adota-se o horário aproximadamente 60 dias antes do início do verão e 60 dias após a chegada do verão,totalizando 120 dias.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, que é resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o início e término do horário de verão no país: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase meio ano. Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

Lembre-se:

Não tem o menor sentido adotar o horário de verão no Maranhão,pois a localização numa área de baixa latitude,isto é, próximo ao  Equador,determina uma igual duração dos dias e das noites na maior parte do ano.

Como o Maranhão está fora do horário de verão, resta-me   dormir até mais tarde.