Veja a entrevista com o professor Amaury, pré-candidato a vereador de Paraibano (MA)

AMAURY foto entrevista (2)

O pré-candidato a vereador  Amaury Carneiro (PT do B) concedeu entrevista ao blog do Hilton Franco nesta quarta-feira (27). Amaury é professor de Geografia na rede pública municipal de Paraibano e da rede pública estadual, e editor do blog Notícias de Paraibano.

Na entrevista o professor avalia o governo da prefeita Aparecida, faz análise da atual Câmara Municipal e aborda qual sua bandeira de luta, caso seja eleito vereador.

Veja abaixo a entrevista:

1. Por que ser candidato a vereador em Paraibano (MA)?

Eu tenho uma virtude que é ouvir as pessoas, principalmente aquelas que me procuram para pedir ajuda, e observei nos últimos anos que grande parte da população de Paraibano carece de um representante no legislativo que os represente de fato, que não represente apenas um pequeno grupo. Diante disso, resolvi colocar meu nome a disposição deste eleitorado, sou pré-candidato a vereador. A minha expectativa é que a população de Paraibano,  enxergue em mim a oportunidade de renovar pelo menos uma cadeira da Câmara e inovar o modo da relação entre o representante e o eleitor, construir algo mais coeso e ter contato constante, pois o vereador deve ser a voz e os olhos do povo.

2. O que acha do trabalho e da atual composição da Câmara Municipal de Paraibano? 

Considero um trabalho muito superficial, sem protagonismo.  A imensa maioria dos atuais vereadores, apequenam a grandeza da Câmara  Legislativa e não os vejo cumprir a função de fiscalizar o Executivo, deixam passar  despercebido várias ações do executivo que necessitam de esclarecimento. Precisamos de vereadores que deixem de atuar como presidente de associação de moradores manipulada e se comportem como verdadeiros representantes do legislativo, representantes do povo; que sejam preparados e tenham garra para se dedicar por projetos que desenvolvam a nossa cidade.

3. Quem você apóia para prefeito de Paraibano ?

Tenho conversado muito com o pré-candidato Zé Hélio (PT), foi um dos primeiro a me procurar e desde então tem se prontificado a  apoiar minha candidatura, assim como outras de seu grupo político, se realmente confirma sua candidatura a prefeito eu o apoiarei. Outros pré-candidatos a prefeito  também, tem me procurado,  estou aberto ao diálogo.

4. O que acha do governo da Aparecida Furtado?

A quarta gestão da prefeita Aparecida Furtado (PDT), fracassou em vários setores, fracassou na oportunidade de dá guinada ao desenvolvimento da cidade, por exemplo;  não foi proativo no âmbito da inovação e não tornou concreto a maioria de suas promessas de campanha.

5. Quais serão suas principais bandeiras, caso venha a ser eleito?

Antes de tudo, vou cumprir uma das funções do Vereador que é fiscalizar o Executivo, acompanhar de perto as ações do Prefeito (a) . Franco,  já realizei várias ações em defesa dos paraibanenses, atualmente tenho um projeto na área social chamado VALE LUZ –  onde quase uma centena de famílias estão sendo beneficiadas, pretendo em 2017 permanecer com o projeto e ampliá-lo. Tenho ainda, vários projetos em mente para áreas da educação, saúde, assistência social, geração de emprego, para turma jovem, entre outros, vou defender todos eles, vou falar mais detalhadamente sobre os mesmos, durante a campanha. Vale ressaltar aqui que, Meu irmão o Professor Marcos Aurélio, conhecido como (Marco do Pereira), tem conseguido dezenas de cirurgias para população por um preço acessível.

6. Você fez campanha para o governo Dino em 2014 e nesse ano deixou o PC do B, partido do governador. Por qual motivo você deixou o PC do B?

Não estava me sentindo confortável dentro do partido,  além disso os representantes da sigla no estado, não deram apoio para alguns projetos voltados para população de Paraibano, projetos idealizados por mim e pelos demais integrantes do grupo do PCdoB em nosso município.

7. Com o seu apoio a deputada Francisca Primo (PT) obteve 108 votos em Paraibano (MA) em 2014. Depois de eleita, a deputada esqueceu de Paraibano. Por que você apoiou Francisca Primo em Paraibano?

Eu e meu irmão o Professor Marcos do Pereira, apoiamos a deputada Francisca Prima, porque acreditamos que a mesma poderia trazer algum projeto que beneficiasse a população do município, fizemos uma campanha acanhada, sem grandes estruturas e mesmo assim conseguimos ultrapassar a marca dos cem votos em favor da deputada; infelizmente, assim como os demais deputados eleitos, principalmente aqueles que obtiveram uma expressiva quantidade de votos em nossa cidade, ela virou as costa. Espera-se que em 2018 o eleitorado saiba dá a resposta à todos eles.

8. Qual sua avaliação do governo Dino?

Ainda é cedo para se fazer uma analise mais abrangente, o governo Dino, tem pecado em algumas áreas,  principalmente na educação, acredito que possa melhorar nos próximos anos de sua gestão. Vamos esperar pra ver.

9. Qual sua expectativa para as eleições deste ano?

As eleições deste ano, de modo geral será diferente de tudo que ocorreu até hoje, devido a algumas mudanças nas leis eleitorais, as quais consideram uma ” reforma política “, e que já estarão em vigor nessa campanha. Também, para Paraibano será diferente, porque será a primeira eleição municipal onde as informações, via internet e redes sociais, estarão em pleno vapor, principalmente entre a turma jovem, gosto muito disso, pois aquele candidato que tentar fazer campanha infringindo a lei eleitoral pode se dá mal. A minha expectativa é que a população de Paraibano, como disse anteriormente, enxergue em mim a oportunidade de renovar, de mudar os modos operantes da Câmara de Vereadores. A minha expectativa é que a população analise bem na hora de escolher seus representantes, votem em pessoas que realmente pense no bem da coletividade, no bem estar da população.

10. Você tem sido um dos maiores opositores da gestão de Aparecida Furtado, faz o papel que deveria ser dos vereadores eleitos e daqueles que se dizem “líderes políticos” da oposição, o que o levou a praticar essas ações?

Justamente, tenho feito um papel de vereador, porque um grande número de pessoas, me procuram na tentativa deu ajudar a solucionar alguns problemas que os afligem,  ligados ao setor público, essas pessoas me procuram porque não acham apoio necessário nem no legislativo e muito menos no executivo municipal. Solicitam minha ajuda não apenas para eu divulgar tais problemas no meu site, para levar ao conhecimento da sociedade em geral mas, também,  para tomar providência junto aos órgão competentes e assim tenho feito. Posso citar aqui a questão do matadouro do bairro subestação, (assunto que todos tem conhecimento), a tentativa de construir um cemitério no centro do bairro Vila Aparecida, a questão do concurso público de 2014, entre outros. Abracei as causas e sair em defesa do povo. Não sou opositor ferrenho da atual gestão, apenas não concordo com algumas ações executada pela mesma.

11. Fale um pouco sobre você para o nosso leitor e o eleitorado.

Sou professor de Geografia do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano,  concursado  no município de Paraibano e do Ensino Médio na rede Estadual de Ensino do Maranhão , administro um blog/site de notícias há mais de cinco anos, o mesmo funciona como uma espécie de “ouvidoria” da população. Sou de uma família de pessoas humildes e honestas, meu pai que já faleceu foi agricultor e comerciante, minha mãe, hoje aposentada, foi auxiliar e enfermagem e Professora,  além de mim o casal teve mais cinco filhos.

Graças ao Divino Pai Eterno, estou construindo minha história em Paraibano, minha cidade natal que AMO;  me dedico para deixar o meu legado em favor dos meus amigos, da família, de meus conterrâneos e da população em geral,  não quero montar em cima de algo que outra pessoa construiu. Sou um pai de família dedicado, sou adulto, porém jovem de ideologias. Estou sempre aberto a atender àqueles que me procuram, para ouvir uma palavra amiga e para ajudá-los na medida do possível. E desde já conto com o apoio de todos,  rumo a essa disputa nas eleições desse ano.

Um abraço carinhoso a todos.

Professor Amaury Carneiro.