Veja o que cada país precisa na última rodada; só um jogo não vale nada

Folha de São Paulo

Com o encerramento da segunda rodada da Copa do Mundo, seis das 16 possíveis seleções já garantiram antecipadamente a classificação para as oitavas de final: Holanda, Chile, Colômbia, Costa Rica, Argentina e Bélgica estão classificadas.

Já cinco das 32 seleções não têm mais chance de avançar: Camarões, Austrália, Espanha, Inglaterra e Bósnia-Herzegóvina.

Todas as outras seleções continuam na briga por vaga nas oitavas, sendo que já é certo que uma terceira campeã mundial também ficará fora: Itália ou Uruguai.

O único jogo da terceira rodada que não vale nada é o confronto entre a atual campeã Espanha e a Austrália. As duas seleções se enfrentam nesta segunda-feira (23), em Curitiba, na abertura da terceira rodada, às 13h.

As outras 15 partidas vale ao menos uma vaga para as oitavas (clique aqui para ver a classificação completa da Copa ).

VEJA O QUE ESTÁ EM JOGO NA ÚLTIMA RODADA DA 1ª FASE

GRUPO A

BRASIL – Para avançar sem depender do outro jogo, basta empatar. Se perder, é só torcer para que México x Croácia não termine empatado.

MÉXICO – Na segunda colocação com quatro pontos (perde no saldo de gols para o Brasil, que possui 2 contra a 1), o México joga por um empate contra a Croácia para garantir a classificação. Em caso de derrota por um gol de diferença, terá que torcer para o Brasil perder para Camarões por uma diferença de três gols.

CROÁCIA – Na terceira posição com três pontos, a Croácia precisa vencer o México para obter a vaga. Em caso de empate, terá que torcer por uma derrota da seleção brasileira.

 

GRUPO B

HOLANDA – Já classificada após duas vitórias, a Holanda necessita apenas de um empate contra o Chile para garantir a liderança. Os holandeses levam vantagem diante do rival no saldo de gols (5 a 4).

CHILE – Precisa vencer a Holanda para assegurar a liderança.

AUSTRÁLIA – Apenas cumpre tabela contra a Espanha, em Curitiba.

ESPANHA – Cumpre tabela contra a Austrália.

 

GRUPO C

COLÔMBIA – Já classificada, a Colômbia precisa apenas de um empate contra o Japão para garantir a primeira colocação sem precisar torcer contra a Costa do Marfim.

COSTA DO MARFIM – Precisa de uma vitória sobre a Grécia para avançar. Se empatar, precisará torcer para o Japão não vencer por dois gols de diferença.

JAPÃO – Com um ponto, o Japão precisa vencer a Colômbia e torcer para a Costa do Marfim não ganhar da Grécia. Caso o time africano empate, os japoneses precisam superar o rival no saldo de gols.

GRÉCIA – Precisa vencer a Costa do Marfim e torcer para o Japão não ganhar da Colômbia. Caso os japoneses vençam, o time europeu necessita tirar uma vantagem no saldo de gols (possui -3 contra -1).

 

GRUPO D

COSTA RICA – Já está classificada. Para terminar em primeiro sem precisar do outro jogo da chave, basta empatar com a já eliminada Inglaterra

ITÁLIA – Com três pontos e saldo zero, a Itália joga por um empate contra o Uruguai para se classificar.

URUGUAI – Com três pontos e -1 de saldo, o Uruguai tem que ganhar da Itália para obter a vaga.

INGLATERRA – Já está eliminada.

 

GRUPO E

FRANÇA – Basta um empate para avançar em primeiro do grupo. Em caso de derrota, o time francês ainda pode garantir a classificação no saldo de gols (possui seis gols de saldo, contra 0 do Equador e -2 da Suíça, que podem chegar na mesma pontuação).

EQUADOR – Na segunda colocação com três pontos -leva vantagem diante da Suíça no saldo de gols–, o Equador necessita ganhar da França e torcer para a Suíça não vencer Honduras e superá-lo no saldo de gols. Se empatar, terá que torcer para os suíços não ganharem dos hondurenhos.

SUÍÇA – A Suíça tem que ganhar de Honduras e torcer por um tropeço do Equador. Caso o Equador vença, tem que tirar a desvantagem que leva no saldo de gols (0 a -2). Se empatar, precisará de uma vitória da França.

HONDURAS – Para obter a vaga, precisa vencer e tirar uma diferença de quatro gols no saldo para o Equador e para a própria Suíça.

 

GRUPO F

ARGENTINA – Já está classificada. Precisa de um empate contra a Nigéria para garantir a liderança da chave.

NIGÉRIA – Com quatro pontos, precisa apenas de um empate contra a Argentina para carimbar a vaga. Em caso de derrota, necessita torcer para o Irã não ganhar da já eliminada Bósnia.

IRà– A seleção do Irã necessita ganhar da Bósnia e torcer para derrota da Nigéria e ainda tirar uma diferença de dois gols no saldo (1 a -1).

BÓSNIA – Já está eliminada.

 

GRUPO G

ALEMANHA – Com um empate com os EUA, se classifica em primeiro

EUA – Um empate com a Alemanha dará a vaga às oitavas de final. Se perder, é só ver Gana e Portugal empatarem ou o vencedor desse duelo não inverter a vantagem no saldo de gols.

GANA – Tem que vencer Portugal, torcer para EUA x Alemanha não terminar empatado e ainda tirar a desvantagem no saldo de gols para Alemanha ou EUA.

PORTUGAL – Tem que vencer Gana, torcer para EUA x Alemanha não terminar empatado e ainda tirar a desvantagem no saldo de gols para Alemanha ou EUA.

 

GRUPO H

BÉLGICA – Com seis pontos, a Bélgica já está classificada. Para ficar em primeiro lugar, basta empatar com a Coreia do Sul. Se perder e a Argélia vencer a Rússia, ainda poderá ficar na liderança do grupo, mas dependerá do saldo de gols. (hoje, o saldo dos belgas é de 2 contra 1 dos argelinos).

ARGÉLIA – É a vice-líder da chave, com três pontos. Se vencer a Rússia, estará classificada. Caso empate e a Coreia do Sul bata a Bélgica, a vaga será decidida no saldo de gols. Os argelinos têm saldo de 1 e os sul-coreanos, – 2.

RÚSSIA – Precisam ganhar da Argélia e torcer para que a Coreia do Sul, caso derrote a Bélgica, não a supere no saldo de gols. Isso porque, russos têm a mesma pontuação que o sul-coreanos e levam pequena vantagem no saldo de gols. (-1 contra -2)

COREIA DO SUL – A a Coreia do Sul não depende só de suas forças para se classificar. Se a Argélia vencer a Rússia, ela estará eliminada mesmo que vença os belgas. Caso a Argélia empate, a equipe sul-coreana precisará ganhar o jogo contra a Bélgica e tirar a diferença de três gols no saldo (ou igualar, superando no número de gols feitos ). Se a Rússia vencer a Argélia, a Coreia do Sul tem que vencer e superar os russos nos critérios de desempates (leva desvantagem no saldo de gols, – 2 contra -1).