Etapas do processo de votação

As eleições 2010 se aproximam e o site informa aos internautas como proceder passo a passo no dia 03 de outubro.

Agora, é só exercer sua cidadania e escolher os melhores candidatos para representar o Brasil e em especial o nosso tão sofrido Maranhão para que possamos sair das trevas.

 Jornal do Commércio, de Pernambuco .

Clique Jornal do Commércio e veja os infográficos.

1º Passo

O eleitor é autorizado a entrar na seção.Vai até a mesa e apresenta o título de eleitor e mais um documento com foto.

O nome é checado no cardeno de votação da seção e, se confirmado, ele assina o livro e o presidente da mesa libera a urma para os seis votos do pleito.

2º Passo 

Na primeira tela de votação o eleitor digita o nome do candidato escolhido para deputado estadual.São cinco digitos.

3ºPasso

Os dados do candidato(foto,número e sigla do partido)são exibidos na tela.

 O eleitor deve checar as informações com atenção.

  4º Passo

Finalizado o primeiro voto, aparece automaticamente a tela para o próximo, que é para deputado federal.São quatro dígitos.

5º Passo

Caso o eleitor prefira votar na legenda, é só digitar o número do partido (são dois digitos) no lugar do número do candidato e pressionar a tecla “CONFIRMA” (verde).O voto da legenda só é permitido para os gargos de deputado estadual e deputado federal.

6º Passo

Este ano o eleitor votará em dois candidatos para senandor.O terceiro voto,portanto, é para duas vagas ao Senado.São três digitos.A tela exibirá os dados do candidato escolhido e também dos suplentes. A quarta tela de votação de votação é para a segunda vaga de senador.É repetir os mesmos passos do voto anterior.

7º Passo

O quinto voto é para cargo de governador.Ao digitar o número do candidato escolhido(são dois digitos),são exibidos os dados do candidato e também do vice.

8º Passo

A sexta tecla de votação é para presidente.São dois digitos e também são exibidos os dados do candidato e do vice.

9º Passo

Ao confirmar o último voto, um sinal sonoro mais longo é emitido pela urna e, em seguida, aparece na última tela a mensagem “VOTOU”.

10º Passo

Em todos os cargos o eleitor também tem a opção de votar em “BRANCO” e em seguida a tecla “CONFIRMA”.

11º Passo

Antes de deixar a seção, o eleitor deve votar a mesa para receber o comprovante de voto. O canhoto só é fornecido  se os votos forem computados corretamente.